“Operação Natal” amplia segurança nos centros comerciais para compras

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, intensificou, a partir desta semana, a segurança dedicada a centros comerciais no período de compras para as festividades de fim de ano. A “Operação Natal” inclui a presença de efetivo e viaturas da Guarda Civil Municipal, além de ações da atividade delegada, em convênio com a Polícia Militar.

A estratégia tem como objetivo garantir a segurança de munícipes e comerciantes, diante da data de maior movimento anual de compras. Além da intensificação da presença de efetivo e de viaturas, a Guarda Civil Municipal deve retomar as rondas realizadas a pé, aproximando os agentes e a população.

“Em um período marcado pelo aumento das atividades comerciais e das festividades, nosso trabalho é garantir que a população possa vivenciar esse momento com segurança. As forças de segurança atuam de forma integrada e estão à disposição de todos os nossos cidadãos”, destacou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio.

Entre as atividades previstas para a atividade delegada, desempenhada pela Polícia Militar, está a fiscalização do comércio irregular por ambulantes. Os trabalhos devem ser realizados, principalmente, na região central do município.

Tecnologia

Além do reforço da GCM, o COI (Centro de Operações Integradas) empregará as câmeras conectadas ao programa “Muralha Paulista”, do Governo do Estado de São Paulo, com reconhecimento facial nas áreas de maior movimento de pedestres. A ideia é coibir e identificar a presença de criminosos procurados.

“Trata-se de um conjunto de iniciativas para promover uma maior sensação de segurança à população e manter os bons índices obtidos por Jacareí, que em 2024 consagrou-se como a cidade mais segura do Vale do Paraíba, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios”, acrescentou o secretário.