Operação Inverno 2021: Secretaria de Assistência Social de Jacareí intensifica ações voltadas à população em situação de rua

Escutar áudio do texto

A partir do dia 1º de junho, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, dá início à Operação de Inverno 2021. Durante o período de baixas temperaturas, que é mais propenso às doenças respiratórias, os cuidados no atendimento da população em situação de rua serão redobrados na cidade.

O objetivo da ação é ofertar os serviços de assistência social, para que a população em situação de rua possa receber tratamento adequado, em ambiente seguro, evitando mortes e doenças causadas pela exposição ao tempo frio. Se necessário, também é acionado o SAMU ou ofertado o retorno para a casa, para aqueles com residência fixa.

Na Operação de Inverno, os munícipes são atendidos no Centro POP e os migrantes são encaminhados para a Casa de Passagem. As abordagens são realizadas das 19h às 22h, e os assistidos recebem a oportunidade de tomar banho e pernoitar, além de alimentação de qualidade.

Segundo a secretária de Assistência Social, Juliana da Fênix, a ação intensificada é de extrema importância no período do inverno. “Nessa época do ano, com as baixas temperaturas, os riscos para a população em situação de rua são muito maiores. Por isso, nossas equipes estão chegando até essas pessoas e oferecendo os serviços da Assistência Social. O acolhimento humanizado das equipes, sempre com respeito ao próximo, faz toda a diferença neste momento”, explica.

Edições Anteriores

A Operação de Inverno vem sendo feita desde 2017, quando foram realizadas 411 abordagens. Em 2018, o número subiu para 461. Já em 2019, foram 511 no total, enquanto em 2020 foram feitas 523 abordagens.

Abordagem Social

A sede do serviço especializado de abordagem social fica na Rua Dr. Paulo de Oliveira Costa, 51, Centro. Além dos telefones (12) 3951-6811 e (12) 99156-0089, o contato pode ser realizado também pelo e-mail: [email protected].