Operação Cata Treco deste sábado será em parte do bairro Nova Jacareí

A Operação Cata Treco da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jacareí será realizada neste sábado (2), a partir das 7h, em parte do bairro Cidade Nova Jacareí, da rua Isidoro Colaço Vilela até a rua Gaspar Gomes da Costa.

A operação Cata Treco visa à saúde preventiva da população e à preservação do meio ambiente (Foto: Valter Pereira/PMJ)

No último Sábado de Aleluia (26) a operação não foi realizada, em razão do feriado. No sábado anterior foi atendida a segunda parte do bairro Rio Comprido, da rua Sergipe até a rua Rio de Janeiro, ocasião em que foram coletados 2,8 toneladas de material.

A Operação Cata Treco é um serviço itinerante da Prefeitura de Jacareí que recolhe, nos bairros por onde passa, sucata e utensílios domésticos em desuso, como pneus, móveis, colchões, geladeiras além de material reciclável em geral (vidro, metal, papel e plástico). O serviço não inclui remoção de entulho de construção civil nem restos de poda ou capina.

Na véspera da operação são distribuídos panfletos pelo bairro a ser atendido, orientando os moradores a separar o material que quiserem descartar e deixá-lo na calçada, na frente de casa, já na noite anterior. Nessas operações, cerca de 10% de todo material recolhido é reaproveitado pela Cooperativa Jacareí Recicla, que tem apoio da Prefeitura de Jacareí.

A operação Cata Treco visa à saúde preventiva da população e à preservação do meio ambiente, pois evita que objetos sejam descartados em locais impróprios, como áreas verdes, terrenos e córregos. Além disso, o serviço contribui com a limpeza da cidade, ajuda os moradores a manterem suas casas limpas e evita também a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3961-3040.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)