Onze caminhões de lixo são retirados de um único terreno, no Parque Meia Lua

A Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Subprefeitura do Parque Meia Lua, realizou importante ação em ponto viciado de descarte irregular de lixo, na rua 34 do bairro, ao lado da Escola Estadual Amaury Teixeira Vasques. Foram necessários onze caminhões de lixo, em dois dias de trabalho, para retirada total do material encontrado, devolvendo a área limpa para a população do bairro depois de um dia inteiro de trabalho.

O subprefeito da região, Aderbal Sodré, destacou a importância da colaboração da população para preservar a área e descartar corretamente qualquer tipo de material: “Nós contamos com um LEV no bairro e são diversos pontos de entrega voluntária na cidade, um serviço gratuito e disponível. Cada um tem que fazer sua parte”, disse.

Além disso, é importe reforçar que jogar lixo em local indevido é crime ambiental, passível de multa e outras penalidades. A multa, hoje, é de 5 VRMs (Lei 68/2008 Artigos 42 e 43), sendo R$ 72,29 cada VRM, portanto multa de R$ 361,45.

LEVs – Os Locais de Entrega Voluntária estão distribuídos em várias regiões do município onde existe maior abrangência de descarte irregular. Sucata e utensílios domésticos em desuso, como pneus, móveis, colchões, geladeiras, além de material reciclável em geral, como vidro, metal, papel e plásticos podem ser deixados nos nove LEVs da cidade.

Os LEVs recebem, gratuitamente, materiais recicláveis de pequeno e grande volumes, incluindo resíduos de construção civil residencial até um metro cúbico por viagem, eletroeletrônicos, restos de poda e capina, lâmpadas, pilhas, e óleo de cozinha.

Confira os locais dos nove LEVs:

– Jardim Santa Maria: Av. Malek Assad, 725.

– Jardim Flórida: Av. Pensilvânia, 793 (próximo à rotatória).

– Altos de Santana II: Av. Gilda Parente Grecco, 95.

– Jardim do Vale: Av. Lafayete Benedito Briant, 263.

– Parque Meia Lua: Av. José Maria Salgado, 101.

– Jardim Paraíso: Rua Guilherme Flessatti, 100.

– Jardim Elza Maria: Rua Antônio Ferreira Rizzini, 750 (próximo ao SESI).

– Parque Imperial: Av. Nurimar Fazzolari de Freitas, 105.

– Vila Garcia: Est. da Servidão, 100 (atrás do Centro Comunitário).

Os LEVs funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 18h, exceção feita ao LEV Vila Garcia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Legenda: Caminhões da Prefeitura de Jacareí retiram lixo em ponto viciado de descarte, no Parque Meia Lua. Terreno limpo após ação da Secretaria de Meio Ambiente, no local.