Oficinas promovem autonomia e reinserção social para pessoas em situação de rua

Escutar áudio do texto

Oficinas acontecem terças e quartas para os usuários assistidos pelos programas da Secretaria de Assistência Social

“Ajuda a passar o tempo e ainda por cima me ensina coisas novas”. É assim que uma das alunas da oficina de ‘Arte e Vida’ definiu as aulas.

Desde a última semana, a Secretaria de Assistência Social tem oferecido oficinas para os usuários do Centro Pop. São oficinas de ‘Jogos Corporativos’ (toda terça, das 9h às 12h) e de ‘Arte e Vida’ (toda terça, das 13h às 15h e quarta, das 9h às 12h).

No caso da oficina de artes, por exemplo, o enfoque é favorecer a expressão por meio da arte, desenvolvendo as potencialidades de cada um por meio de um processo artístico. Já no caso dos jogos corporativos, o enfoque é na convivência em grupo e na autonomia.

Além das oficinas, toda sexta-feira, a partir das 9h30, acontece o ‘Cine Pop’, onde são exibidos filmes seguidos por debates e reflexões.

A supervisora do Centro Pop, Liz Ferreira, comentou que “além das oficinas, nosso trabalho continua com os atendimentos técnicos, como a escuta, acompanhamento e visitas domiciliares. O trabalho é constante e diário”.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, estão em processo de liberação ainda oficinas socioeducativas e de convivência que devem começar em breve.

Centro Pop: O Centro Pop é um serviço de atendimento que oferece atividades para ajudar os usuários a reconstruírem seus vínculos com a sociedade, com a família e consigo mesmas.

No mês de abril foi inaugurado um novo espaço, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua dos Ferroviários, 126, no Jardim Mesquita.

(Victor Copola/PMJ  – Foto: Alex Brito/PMJ)