Oficinas da Semana Integrada de Meio Ambiente – SIMA 2019 continuam com inscrições abertas

As oficinas do VI Encontro de Educadores em Defesa ao Rio Paraíba do Sul continuam com as inscrições abertas pelo link http://educadores2019.jacarei.sp.gov.br/ para professores, educadores, ONGs, estudantes, líderes comunitários e pessoas interessadas no assunto. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), será realizado nesta terça (11) e quarta (12) no Educamais Jacareí, e faz parte da Semana Integrada de Meio Ambiente – SIMA 2019. O tema do Encontro será “Um olhar sobre nosso Rio”.

Para a abertura do evento, nesta terça-feira (11), às 8h30, não é necessário fazer inscrição. Haverá vários estandes e palestras durante todo o dia no local. Já para as oficinas, na quarta-feira (12), nos períodos manhã e tarde, que serão realizadas nas salas do Educamais Jacareí, é necessário fazer inscrição. Confira os temas e ementas:

Compostagem” – Esta oficina apresenta uma alternativa sustentável para o aproveitamento dos resíduos orgânicos domésticos. Durante a oficina serão montados diversos tipos de composteira de baixo custo, que podem ser utilizadas em casas, apartamentos e escolas.

Espaços Educadores Sustentáveis” – Esta oficina abordará, de forma dinâmica, a teoria e prática da transformação da escola em um espaço educador sustentável. Sob a perspectiva das dimensões: gestão, currículo e espaço físico tem como objetivo proporcionar aos participantes um novo olhar para o ambiente escolar e contribuir com novas ferramentas pedagógicas.

Construção de Cenários Participativos” – A concepção de futuro é uma construção social, que depende da percepção e decisão de atores individuais e coletivos. Dessa forma, entendemos que a construção de cenários pode auxiliar no estudo de situações em que os fatores que influenciam o futuro são incertos. Partindo de quatro eixos de discussão: Recursos Naturais e Serviços Ecossistêmicos; Desenvolvimento Social; Participação e Controle Social; Contexto Político-institucional, realizaremos reflexões, discussões e debates sobre os possíveis caminhos e arranjos institucionais e organizacionais que seriam necessários para apoiar a consecução do futuro desejado.

Caminha Pet com materiais reaproveitáveis” – Esta oficina apresenta uma alternativa sustentável para o aproveitamento de pneus descartados que podem ser usados como caminha para pets.

Práticas pedagógicas nas diversas disciplinas desenvolvidas no projeto de horta e fungicultura nas escolas e resultados obtidos” – A atividade propõe apresentar os objetivos e resultados obtidos nos últimos seis anos do Projeto Horta e Fungicultura nas escolas, realizado nas unidades da Fatec de Mogi das Cruzes e Jacareí, o qual envolveu mais de 12000 alunos dos municípios de Mogi das Cruzes, Jacareí e Suzano. Serão realizadas Oficinas com exemplos de práticas pedagógicas nas diversas disciplinas e fases do desenvolvimento infantil.

PANC’S – Plantas Alimentícias não convencionais” – A atividade contará com a apresentação dessas plantas, como elas podem ser consumidas e quais os benefícios que proporcionam. O objetivo é auxiliar na melhoria da qualidade de vida, uma vez que essas plantas atuam na prevenção de doenças, reduzindo assim o uso de medicamentos. Também será apresentado como aplicar esse tema no ambiente escolar.

Pluviômetro de Garrafa PET”– Trata da gestão de riscos de desastres e orienta a construção de pluviômetros de garrafas PET. Este instrumento apoiará a criação de uma rede observacional georefenciada da/na escola para o monitoramento das chuvas e riscos de inundações, secas e escorregamento de terra.

Recuperação Florestal e Construção de Mini Viveiro de Mudas”– Esta oficina trata da prevenção de ilícitos ambientais relativos à flora e da recuperação florestal de áreas protegidas.

Rochas e Conservação dos Recursos Hídricos”– Esta oficina aborda a questão das características de diferentes tipos de rochas e como isso influencia na conservação dos recursos hídricos.

Técnicas de Contação de Histórias a partir da crônica O Rio Paraíba do Sul” (Osmar Antônio Ferreira) – Oferecer aos professores e participantes técnicas de incentivo à leitura e contação de histórias.