Oficinas da revisão do Plano Diretor de Jacareí começam nesta segunda (1º) e vão até 15 de agosto

Primeiras oficinas acontecem no São João e no Bandeira Branca I, com foco na capacitação da população, apresentação de propostas e eleição de delegados

Começa nesta segunda-feira (1º), as oficinas de revisão do Plano Diretor de Jacareí. Nesta nova etapa dos trabalhos, a população terá a oportunidade de conhecer os resultados do diagnóstico da cidade a partir das informações coletadas nas Leituras Comunitárias de março/abril, apresentar propostas de revisão do Plano Diretor e eleger os delegados que terão direito a votar nas ideias que irão efetivamente fazer parte do projeto de lei de revisão a ser enviado à Câmara Municipal.

Nesta segunda-feira (1º), os eventos acontecem partir das 19h no Educamais São João, no Bairro São João, e na EMEF Aluízio da Amaral Campos, no Bandeira Branca I. Quem quiser se candidatar a uma vaga de delegado regional poderá fazê-lo a partir das 18h, no próprio local da oficina. Confira a agenda completa de oficinas, clicando aqui.

Na ocasião, os presentes poderão votar uma única vez em um candidato a delegado regional e um candidato a delegado técnico. Para se habilitar como eleitor, o interessado deverá apresentar documento oficial de identidade (RG, CNH, entre outros) e o número do título de eleitor devidamente regularizado, comprovando inscrição eleitoral em Jacareí.

A inscrição como eleitor deverá ser feita até o início da oficina. Os interessados em votar, que chegarem após o início, não poderão votar, podendo participar na condição de ouvintes.

Fases da Oficina

Na primeira parte das oficinas, os participantes conhecerão o resultado da Leitura Crítica da Cidade. Também serão apresentados os dados relativos ao Relatório de Monitoramento, estudo destinado à avaliação da aplicação do atual Plano Diretor desde 2003, quando foi publicado, até os dias de hoje.

Na segunda parte, os participantes serão convidados a formular propostas de alteração no Plano Diretor vigente. Na terceira, irão votar nos candidatos a delegado regional e delegado técnico. Para votar, o participante deverá comprovar que é eleitor do município de Jacareí, apresentando documento oficial de identidade e número do título de eleitor devidamente regularizado junto ao TRE-SP, com domicílio eleitoral na cidade.

Eleição de Delegados

Conforme o edital que regra o processo, o número de delegados regionais eleitos por oficina dependerá do número de pessoas presentes no evento. Para cada oficina, foi definido um número máximo de vagas para delegados regionais, conforme a população prevista para o local.

Segundo as regras, o primeiro delegado será eleito entre os cinco primeiros participantes. Já a partir do segundo, será eleito um delegado para cada grupo de dez pessoas. Nesse sentido, se houver 35 pessoas no dia da oficina, serão eleitos quatro delegados na ocasião, independentemente do número de vagas disponíveis.

O número de delegados técnicos eleitos vai depender do número de delegados regionais, na proporção de dois terços de delegados regionais e um terço de delegados técnicos. Dessa forma, se forem eleitos 50 delegados regionais, 25 delegados técnicos serão considerados eleitos.

Delegados Regionais: para conferir o PDF com o passo a passo da inscrição, clique aqui.

Distribuição de Vagas por Oficina

– Local: EducaMais São João

Bairros: São João, Cidade Jardim, Jardim Didinha, Jardim Jacinto, Jardim Siesta

11 vagas – 1º de agosto – 19h