Oficina Diagnóstica Participativa do Programa PURIS – VP com foco na universalização do saneamento rural é realizada no SAAE Jacareí

Jacareí recebeu, na última terça-feira (30), o Programa de Universalização Rural e Integração do Saneamento – Programa PURIS – VP. O projeto prevê a elaboração do banco de dados e sistema de informação socioeconômico e ambiental de áreas isoladas e rurais, para implantação de saneamento básico1”, e constitui etapa inicial do PURIS- VP nos municípios do Vale do Paraíba.

O Programa tem por missão desenvolver ações para a superação dos entraves tecnológicos, políticos, gerenciais e financeiros que têm dificultado o acesso ao saneamento pelas comunidades rurais e isoladas do Vale do Paraíba, e nasce da compreensão de que os serviços de saneamento são indissociáveis à promoção da qualidade de vida da população, e manutenção da salubridade ambiental e à proteção dos ambientes naturais.

O PURIS- VP objetiva a consolidação de um banco de dados e um sistema de informações consistentes, por meio de oficinas participativas e diagnósticas referentes ao saneamento básico rural e de comunidades isoladas no Vale do Paraíba, com vista a caracterizar as formas de abastecimento de água e descarte de esgoto, resíduos sólidos e drenagem nessas comunidades, além de informações complementares relacionadas ao meio rural, que irá subsidiar investimentos e políticas públicas.

A Oficina Diagnóstica Participativa foi realizada no auditório do SAAE Jacareí (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), localizado na Rua Miguel Leite do Amparo, nº 121 – Jd. Pereira do Amparo (Região Central) e contou com a participação dos munícipes de áreas rurais, de representantes do SAAE e da Prefeitura, além dos membros do programa.

O PURIS tem como parceiros a FUNDAG (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola), CBH-PS (Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – SP), FEHIDRO (Fundo Estadual que tem por objetivo financiar ações e programas na área de recursos hídricos), Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Jacareí, SAAE Jacareí e demais municípios do Vale do Paraíba.

Para mais informações sobre o programa, os munícipes podem acessar o site do PURIS – VP clicando aqui. Todos que moram ou trabalham nas áreas rurais, e que tenham o interesse em colaborar com o levantamento de dados do projeto, podem preencher o formulário clicando aqui. A partir de setembro será realizada a compilação de todos os dados.

Legenda: Prefeitura de Jacareí realiza adaptações viárias, em Jacareí