ODS 3

Objetivo 3 – SAÚDE E BEM-ESTAR

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades


Confira duas das principais Boas Práticas em execução no Município de Jacareí que atinge o ODS 3

CIDADE SAUDÁVEL

PARCERIAS: SS, SME, SER, SMOB, SAS, SSDC, SEGOVPLAN, FCJ, PRÓ-LAR, SUBIDH

Programa de gestão da promoção de saúde no Município de Jacareí

Trata-se de um Programa que faz articulação e fortalecimento intersetorial de programas de várias Secretarias, Autarquias e Fundações e tem como objetivo geral a promoção de ações que favoreçam a qualidade de vida e o bem-estar, e a construção de ambientes saudáveis e sustentáveis. Na Cidade Saudável estão incluídas ações como: as do Programa Família Segura, focadas para a população com mais de 60 anos de idade e de acessibilidade, como a instalação de pisos táteis direcionais e adaptações para calçadas acessíveis.


Esse projeto também atinge os seguintes ODS:


JARDIM DE PLANTAS MEDICINAIS: SAÚDE NO VERDE

SECRETARIA EXECUTORA: SMAZU

Resgate da cultura popular e promoção de práticas alternativas para os cuidados com a saúde física e mental.

Produção e doação de mudas de plantas medicinais através do Núcleo de Educação Ambiental, a fim propagar a importância da preservação do Meio Ambiente, assim como divulgar e popularizar as propriedades e usos das plantas medicinais.
Atualmente, a doação de plantas medicinais acontece no Viveiro Seo Moura, onde cada munícipe pode retirar até três mudas da espécie que desejar.
A doação também é feita em todas as ações do Núcleo de Educação Ambiental, como mobilizações sociais, SIPATMAS, eventos realizados pela Prefeitura Municipal de Jacareí, feiras culturais, além de escolas municipais, estaduais e particulares e empresas.

Esse projeto também atinge os seguintes ODS: