ODS 1

Objetivo 1 – Erradicação da pobreza

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.


Confira uma das principais Boas Práticas em execução no Município de Jacareí que atinge o ODS 1.

CADASTRO ÚNICO DESCENTRALIZADO
PARCERIAS: SAS e EMPRESA LICITADA

Central itinerante de cadastro único para o atendimento nos bairros e o cadastramento das famílias que ainda não foram atendidas.

O Programa beneficiará o acesso da população mais vulnerável a diversos programas executados pelas três esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal), com o intuito de favorecer o acesso da população ao cadastro e, eventualmente, aos programas para os quais atenderem aos critérios de participação.
Esses atendimentos são articulados com entidades de referência dos bairros, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a população a comparecer e promover o cadastro ou a atualização dos dados. Percebe-se que o maior acesso das famílias ao cadastro único promove a economia de recursos, já que evita o deslocamento da população até o centro da cidade.
Esta iniciativa também tem como princípio a promoção da inclusão social, garantia de igualdade de oportunidades e implementação de políticas de proteção social, uma vez que possibilita o acesso direto da população a programas sociais, inclusive de transferência de renda.


Esse projeto também atinge os seguintes ODS: