Observação de Aves! Especial “Avistando” acontece neste domingo (5), no Viveiro Municipal de Jacareí

Atividade é gratuita, aberta ao público, durante mais uma edição do “Viver o Viveiro”. Faça sua inscrição.

Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí, em parceria com o Instituto Suinã, o “Viver o Viveiro” deste domingo (5) começa mais cedo, às 8h15, com o especial “Avistando”. Trata-se de uma atividade conhecida como “Birdwatching” e tem o objetivo de observar as aves em seu habitat, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. Clique aqui para fazer sua inscrição prévia e participar.

A observação pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, em grupos ou individualmente, e traz benefícios a saúde. “A observação de aves ajuda a aliviar o estresse, ansiedade e depressão. E não deixa de ser uma atividade física e de lazer para se fazer sozinho, com amigos ou com a família. Ainda, é uma ótima forma de socialização com os demais participantes”, explica Fernanda Scalambrino, diretora institucional do Instituto Suinã.

Durante o ‘Birdwatching’ no Viveiro Municipal, algumas das aves mais bonitas da região, como o Tucano-de-bico-verde e o Tiê-sangue, poderão ser avistadas com suas cores e belezas particulares. Outra expectativa é o Jacu, uma ave grande que habita as matas de Jacareí. Pica-Paus, Picapauzinho-Anão-Barrado, Chocas, Sabiás, Saíras, Suiriris, Bem-Te-Vi, Alma-De-Gato, Beija-Flores, também são espécies que poderão ser vistas durante o passeio.

Além do roteiro de observação de pássaros, que começa um pouco mais cedo, a partir das 9h tem a abertura do programa desta semana do “Viver o Viveiro”, que acontece todos os domingos, com diversas atividades.

Veja a seguir os detalhes da programação:

8h15: Avistando – Observação de Aves

9h: Abertura do “Viver o Viveiro”
9h às 16h30: Trilha autoguiada
9h às 16h30: Jogos, brincadeiras ecológicas e vivências na natureza
9h15: Trilha Ecológica (uso obrigatório de sapato fechado)

11h: Oficina – Observadores de aves ajudando a desvendar os segredos da migração

11h: Trilha Ecológica (uso obrigatório de sapato fechado)
11h30: Doação de mudas de plantas medicinais e aromáticas
14h: Oficina – A vida secreta dos bacuraus

15h: Trilha Ecológica (uso obrigatório de sapato fechado)
16h: Doação de mudas de plantas medicinais e aromáticas
17h: Encerramento

O Viveiro Municipal ‘Seo Moura’ fica na Estrada Theófilo Teodoro Resende, 39 no bairro Campo Grande. Não é permitido o uso de churrasqueiras, som alto e o consumo de bebidas alcoólicas em nenhum espaço. Os alimentos a serem consumidos devem ser trazidos prontos e com o mínimo de resíduos. Não é permitida a entrada de animais de qualquer porte.

Legenda: Viveiro Municipal “Seo Moura”, em Jacareí