Obras na terceira ponte já interligam as avenidas Malek Assad e Castelo Branco

A concretagem do tabuleiro da laje da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul (entre as Avenidas Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco), já foi concluída pela Prefeitura de Jacareí. Nesta fase das obras, os dois lados do rio já estão interligados pela estrutura de concreto.

No momento, a prefeitura segue com a execução das Estruturas de Encontro da ponte, interligando a parte do concreto com o solo das margens. Os Encontros são estruturas mistas de concreto e solo, implementadas no projeto da terceira ponte com muros de arrimo.

Em algumas semanas, a movimentação de terra ao longo do viário, que interliga as duas avenidas (Malek Assad e Humberto de Alencar Castelo Branco), poderá ser retomada, já que o Aterro de Sobrecarga poderá ser removido para execução da via, sem que apresente problemas estruturais futuros.

O Aterro de Sobrecarga é uma solução de engenharia geotécnica, na qual utiliza-se uma camada de solo excedente, distribuída ao longo do trajeto da via, para que haja uma compactação forçada em regiões de solo mole com baixa resistência.

O eixo que fará a interligação viária entre a Avenida Malek Assad e as margens do Rio Paraíba, até o local de construção da terceira ponte, fica localizado em uma área de 12.950 metros quadrados, que foi doada pelo Governo do Estado, em 1990.

De Leste a Oeste

A Prefeitura de Jacareí deu início aos trabalhos da construção da terceira ponte em junho do ano passado, depois de décadas de espera. “Além de reduzir o tempo de deslocamento de usuários de transporte coletivo e de motoristas entre a Região Leste, a mais populosa, e Oeste, onde se encontra a maior parte do parque industrial da cidade, o novo eixo viário reduzirá, significativamente, os congestionamentos na região central da cidade, principalmente em horários de pico”, destaca o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

Legenda: As obras da terceira ponte já interligam as duas avenidas, Malek Assad e Castelo Branco