Obras da terceira ponte de Jacareí estão na fase final de execução

Escutar áudio do texto

As obras da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul (entre as Avenidas Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco), de Jacareí, seguem em ritmo acelerado, entrando na fase final de execução. Está, atualmente, com 82% de andamento, com previsão de entrega para agosto deste ano.

As estruturas de encontro da ponte, interligando a parte do concreto com o solo das margens, foram concluídas nas últimas semanas pela empresa contratada. Os encontros são estruturas mistas de concreto e solo, que foram implementadas no projeto da terceira ponte, com muros de arrimo.

Com a ponte de concreto armado concluída, que liga os dois lados do rio, as equipes de obra trabalharam nos últimos meses, predominantemente, nos serviços de movimentação de terra. Foi realizada toda a remoção do aterro de sobrecarga ao longo da extensão da via. Esta etapa do projeto era imprescindível para a qualidade do viário e para não apresentar problemas estruturais futuros, bem como a execução da base para pavimentação, ou seja, a aplicação de asfalto.

Mais Detalhes

Além disso, grande parte da extensão do viário já conta com guias e sarjetas, passeios de pedestres e ciclovias, bem como o sistema de drenagem de águas pluviais concluído, aguardando somente receber o asfalto e a sinalização viária.

O projeto conta, também, com toda a rede de iluminação pública e paisagismo, componentes que seguem sendo executados junto aos outros serviços. Todo o eixo de interligação viária fica localizado em uma área de 12.950 metros quadrados, que foi doada pelo Governo do Estado, em 1990.

“Além de reduzir o tempo de deslocamento de usuários de transporte coletivo e de motoristas entre a Região Leste, a mais populosa, e a Oeste, onde se encontra a maior parte do parque industrial da cidade, o novo eixo viário reduzirá, significativamente, os congestionamentos na região central da cidade, principalmente em horários de pico”, destaca o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

Legenda: As obras da terceira ponte já estão em fase final de execução