Obra da Terceira Ponte está com importantes etapas concluídas e, agora, recebe concretagem

As obras na terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul (entre as Avenidas Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco) permanecem em ritmo acelerado. Os serviços de içamento das vigas pré-moldadas, bem como das pré-lajes (estrutura de apoio para a laje da ponte), já foram integralmente concluídos.

No início de maio, foi iniciada a concretagem das lajes que compõem o tabuleiro da ponte, que será executado por trechos. No momento, o tabuleiro encontra-se com mais de 50% concretado. Para as próximas semanas, estão previstas a finalização da concretagem da laje e a instalação de guarda corpos e barreiras de divisa da pista (‘Barreira New Jersey’).

Será retomada, ainda, a movimentação de terra, tão logo seja concluído o adensamento (compactação) total necessário, definido em projeto, para dar sustentação ao solo mole presente na região de implantação do viário.

O eixo que fará a interligação viária entre a Avenida Malek Assad e as margens do Rio Paraíba, até o local de construção da terceira ponte, fica localizado em uma área de 12.950 metros quadrados, que foi doada pelo Governo do Estado, em 1990.

De Leste a Oeste

A Prefeitura de Jacareí deu início aos trabalhos em junho do ano passado, depois de décadas de espera. “Além de reduzir o tempo de deslocamento de usuários de transporte coletivo e de motoristas entre a Região Leste, a mais populosa, e Oeste, onde se encontra a maior parte do parque industrial da cidade, o novo eixo viário reduzirá, significativamente, os congestionamentos na região central da cidade, principalmente em horários de pico”, destaca o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

A terceira ponte está saindo do papel com recursos do contrato de financiamento externo, firmado entre a Prefeitura de Jacareí e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O trecho da ponte tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2021, mas a entrega final de todo o sistema viário na região está prevista para o primeiro semestre de 2022.

Legenda: Terceira ponte já está recebendo a concretagem das lajes

Confira mais fotos: