Novos terminais de ônibus de Jacareí têm área coberta, proteção de chuva e vento, isolamento térmico e acessibilidade

Ao todo, serão 19 terminais instalados nas principais paradas da cidade, trazendo conforto e segurança

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está instalando novos terminais em pontos de paradas de ônibus. Nesta primeira fase, são 19 estruturas voltadas ao atendimento de passageiros do transporte público coletivo urbano e intermunicipal, permitindo a conexão entre linhas de regiões distintas e a integração entre os modais de transporte.

As estruturas possuem uma dimensão diferenciada em relação aos demais pontos da cidade, com uma configuração que permite a permanência de um maior volume de pessoas por área coberta e a livre circulação de pedestres, com instalações com vedação lateral em vidro, sistema de escoamento para uma melhor proteção contra as chuvas, e fechamento traseiro.

“São terminais modernos e respeitando a acessibilidade, com espaço para cadeirantes e piso tátil. Além disso, contam com iluminação em led e teto com isolamento térmico. A ideia é aumentar o conforto e a segurança da população”, explica Edinho Guedes, Secretário de mobilidade Urbana de Jacareí. Além das características citadas, alguns terminais contam ainda com painéis eletrônicos para as previsões das linhas e paraciclos para a guarda de bicicletas.

Cronograma & Entrega

Ao todo, serão dezenove novos terminais entregues até o fim de 2023. Destes, três já foram totalmente finalizados. São eles: Terminal Mercado Municipal (na Rua Chaquib. A. Sleihman), Terminal Luiz Simon, Terminal General Carneiro.

Os próximos três terminais a serem entregues também estão na região central, sendo um na Av. Siqueira Campos (oposto ao corpo de bombeiros); outro na Av. Dorneles Getúlio Vargas (oposto ao supermercado da Rede Shibata); e na Rua Miguel Esper (Antiga Telesp).

Conforme as obras vão avançando, as antigas estruturas são removidas e reformadas, sendo instaladas em bairros de menor fluxo, ampliando também o conforto e segurança em mais regiões de Jacareí.

Dúvidas e Mais Informações

Mais detalhes sobre os novos trajetos e horários, e outras informações estão disponíveis no site da JTU (clique aqui). Os usuários também podem acompanhar as rotas em tempo real no aplicativo CittaMobi ou, em caso de dúvidas, entrar em contato pelo número 0800 701 05 02 ou pelo aplicativo e-Ouve, disponível no Google PlayApp Store e através do site (clique aqui) da plataforma.

Legenda: Novos terminais de ônibus são instalados em Jacareí