Novos servidores da Guarda Municipal finalizam etapa teórica de formação

Nesta segunda-feira (31), os 29 servidores ingressantes no contingente da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram da última aula do ciclo teórico de sua formação, na Prefeitura Municipal de Jacareí.

O primeiro módulo, teve duração de 40 dias e contou com uma grade curricular focada nos princípios legais de atuação da guarda, abrangendo fundamentos jurídicos básicos na área administrativa, de cidadania e constitucionalidade.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, o conteúdo programático já previsto se atentou fielmente aos limites mínimos de aulas, seja em sua teoria ou prática, com ênfase também em cidadania e direitos humanos.

Para o secretário da pasta, Paulo Henrique Domingues, “essa formação era um anseio da atual administração e vem atenuar uma defasagem do contingente que, nos próximos dois anos, espera-se alcançar a formação de uma outra turma como essa”, enfatiza.

Agora, a formação dos 29 novos servidores da GCM entra em um novo estágio. Nos próximos 40 dias, todos passaram para a parte prática da formação, com atendimento aos munícipes e também de situações que vivenciarão no dia a dia de suas funções.

A nossa intenção é de que essa turma seja formada com uma mentalidade voltada no atendimento ao cidadão, buscando sempre colaborar com os anseios dos munícipes”, destaca Paulo Henrique.

Os novos servidores da GCM fazem parte do contingente nomeado no mês de maio para compor o quadro de servidores da prefeitura. Ao todo foram 72 servidores distribuídos entre as pastas de Segurança e Defesa do Cidadão, Saúde, Educação, Assistência Social, Planejamento, Infraestrutura e Administração e Recursos Humanos.

As nomeações foram publicadas nos boletins oficiais de nº1130, 1133 e 1134, através das portarias nº443, 505, 506 e 54.

(Marcio Moura/PMJ – Cristina Reis/PMJ)