Novo serviço de capina elétrica ajudará no combate ao mato alto em Jacareí

Escutar áudio do texto

Atenta à questão do mato alto que tanto incomoda a população, principalmente nos meses iniciais do ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí agora conta com um novo aliado para resolver a questão. Trata-se do serviço de capina elétrica, que já é visto nas ruas da cidade.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Zeladoria, Claude Mary de Moura, a iniciativa pode resolver, no médio prazo, a questão do mato alto e ainda protege o solo: “A capina elétrica permite o controle de ervas daninhas e plantas invasoras por longos períodos e sem usar herbicidas, eliminando o mato pela raiz evitando a contaminação e erosão do solo”, explica.

Neste mês, o serviço de capina elétrica percorreu as ruas do bairro Santa Maria e chamou a atenção de quem passava. Acoplado a um trator, o equipamento recuperou diversos trechos da região de forma duradoura.

Capina elétrica

O serviço de capina elétrica atua com descargas elétricas controladas, de alta tensão, para eliminar raízes e os brotos mais profundos, que geralmente não são atingidos pelos herbicidas comuns, e se proliferam, causando mato alto em curto espaço de tempo. As descargas são ajustadas para erradicar as plantas sem causar nenhum prejuízo ao solo, à fauna e à flora local, e atacam somente as ervas daninhas a serem eliminadas.

Legenda: Serviço de capina elétrica nas ruas do Santa Maria, em Jacareí