Nova praça na Chiquinha Schurig

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está implantando uma nova praça na rua Chiquinha Schurig, ao lado da portaria do EducaMais São João, em uma área que fazia parte deste complexo, e que dividia as piscinas da creche, salão e quadra. Estão sendo finalizados os trabalhos de calçamento, guias, sarjetas e plantio de grama no local.

Foi feita uma revitalização total com a troca do piso, canteiros e pergolado, além de podas de árvore, instalação de mais quatro bancos novos, paisagismo, iluminação de LED pela Secretaria de Infraestrutura, estacionamento para cinco carros pelas Secretarias de Mobilidade e Infraestrutura, construção do muro de divisa com a creche, acessibilidade para pessoas com locomoção reduzida e reconstrução do muro que faz divisa com a empresa Casa Branca, pela Infraestrutura.

“Era uma área de convivência do antigo Clube Elvira. Mediante os serviços executados pelo SAAE (tubos de água e esgoto), Infraestrutura (drenagem) e, por último, a troca dos paralelepípedos por pavimentação asfáltica, entendeu-se que a praça deveria retornar a ser um espaço de lazer para toda a população do seu entorno”, explicou a secretária de Meio Ambiente de Jacareí, Rossana Vasques.

Jardim Siesta – Estão sendo realizados, também, os serviços de reforma e revitalização total nas praças México e Portugal, no Jardim Siesta. Nestas duas praças, estão sendo feitas a troca de piso, a manutenção dos bancos, a troca dos postes de iluminação com lâmpadas de LED pela Secretaria de Infraestrutura, além da troca de todo o gramado e a poda de árvores.

A Secretaria de Meio Ambiente também recuperou, recentemente, a praça do Jardim Leonidia, com serviços de manutenção do calçamento interno e externo, recuperação do piso de ladrilho hidráulico, pintura de guias, manutenção de bancos, pergolado e gramado, e a substituição da iluminação também pela Secretaria de Infraestrutura.

Está programada, ainda, a reformulação do paisagismo de todas estas praças, com a turma do Curso de Jardinagem e Paisagismo, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, assim que as aulas forem retomadas.

Histórico – Em 2017, foram reformadas e revitalizadas 19 áreas verdes. Em 2018, foram mais 12 reformas. Em 2019, foram realizadas manutenções em áreas de lazer nos bairros Jardim Esperança, Parque Santo Antônio, São Silvestre, Vila Formosa e Altos de Santana, além da implantação de um novo jardim, localizado entre as avenidas Santa Maria e Engenheiro Davi Monteiro Lino. As manutenções incluíram adequação, reforma e pintura de piso, mobiliário e playground, poda de árvores, limpeza e organização geral.

Estas não foram as únicas praças que passaram por revitalizações pela Secretaria do Meio Ambiente. Confira todas as áreas remodeladas:

– Praça Soldado Constitucionalista de 1932, na rua Chiquinha Schurig (Jardim Marister);

– Praça Júlio de Mesquita (Parque Brasil);

– Praça do Jardim Pitoresco;

– Inauguração da Praça do 22 de Abril;

– Inauguração da Praça do Terras da Conceição.

—————————

Legenda: Praça atenderá moradores deste local