Nova etapa do mutirão de castração atende mais de 200 animais no 1º de Maio

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou no último domingo (11), mais uma etapa do mutirão de castração de cães e gatos dos bairros 1º de Maio, 22 de Abril, Jardim Alvorada, Parateí do Meio e também de ONGs. Mais de 200 animais foram castrados durante a ação. O mutirão aconteceu na escola EMEIF Tarcísio Francisco Barbosa.

Para a gerente de Proteção Animal, Joelma Prilips, a castração é de suma importância, tanto para o controle populacional (crias indesejadas) quanto para a saúde do animal. O serviço de castração é destinado, gratuitamente, à população proprietária de cães e gatos, residentes em Jacareí.

O próximo mutirão de castração de animais deve ocorrer no dia 15 de abril e irá contemplar animais do bairro Igarapés e de munícipes que solicitaram a castração previamente na Secretaria de Meio Ambiente.

A Gerência de Trabalho Comunitário de Proteção Animal esclarece que, para participar do programa de castração, os animais devem estar cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente para obter o RGA (Registro Geral Animal).

Além disso, os donos devem retirar, com antecedência, a senha para o mutirão. Tanto o cadastramento do RGA, quanto a retirada das senhas, são realizados de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Meio Ambiente (rua Lamartine Delamare, 153, Centro), das 8h15 às 12h e das 13h às 16h30.

Para emitir o RGA, o proprietário do animal precisa apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e carteira de vacinação.

VACINAÇÃO – O munícipe, que deseja aplicar a vacina antirrábica em seu animal de estimação deve ir até Centro de Observação Animal, localizado na Rua Bom Jesus, nº 1100, no bairro Cidade Salvador. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h30.

(Jader Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)