Nova creche no Parque Meia-Lua foi inaugurada no sábado (11) e mais de 300 crianças já começaram as aulas, nesta segunda-feira (13)

Foi com a presença de muitas crianças, pais, mães e moradores do Parque Meia-Lua que a Prefeitura de Jacareí inaugurou a creche Ruth Cardoso, na manhã de sábado (11). O evento, que contou ainda com o corpo docente e equipe da escola, representou também a abertura do ano letivo, já que mais de 300 crianças começaram a frequentar as aulas nesta segunda-feira (13).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, “as salas ficaram lindas, e é uma área moderna e adequada, mantendo o padrão das creches municipais, garantindo o atendimento da educação da primeira infância e cumprindo com as metas do Plano Municipal de Educação”.

Emocionada em seu discurso, a diretora da creche, Conceição Aparecida Fonseca, fez questão de agradecer aos funcionários e colaboradores. “São pessoas éticas, compromissadas e, juntos, faremos um trabalho com muito entusiasmo. Nossos bebês e crianças vão ser bem acolhidos, por gente que ama o que faz”.

A escola atende os Berçários 1, 2, 3 (período integral) e Maternal (período parcial), com duas turmas no período da manhã e duas turmas no período da tarde, para crianças de 4 meses a 4 anos. O investimento da obra foi de R$ 8.219.987,17, em uma área construída de 827 metros quadrados, de uma área total de 4.835 metros quadrados.

Comunidade Escolar

Karyna Ketelin Moureira é moradora da região e levou a filha Kerollyn Helloa

Com distribuição de pipoca e algodão doce, os responsáveis foram convidados a visitar as salas e as crianças puderam, pela primeira vez, ter acesso aos espaços e ao material didático. Karyna Ketelin Moureira é moradora da região e levou a filha Kerollyn Helloa, de 2 anos, para conhecer sua nova creche. “Parece um sonho. Um lugar acessível, novo, com tudo no lugar. Ela já brincou na sala de aula e agora está feliz, correndo pelos corredores”, disse.

A alegria é compartilhada por Nelita Balbino Soares, que brincava com o filho Davi Lucca, de 2 anos e 10 meses, na área externa da creche. “O chão é todo macio, em volta dos brinquedos, não machuca! Eu fico aliviada em saber que ele terá um espaço seguro para se divertir e estudar”, comemorou.

Não é por acaso a sensação de zelo e cuidado. Os professores e professoras da creche ficaram dias preparando o local, decorando as salas e cuidando de cada detalhe. A professora Ruth Faria escolheu a temática circense para atrair a atenção das crianças do maternal, que ficou sob sua responsabilidade. “Circo é muito apaixonante e lúdico. Deixar tudo prontinho para as crianças, com a ajuda das outras professoras, é ter compromisso com este espaço lindo desde o primeiro dia de aula”, comentou.

Ruth Cardoso

A nova unidade leva o nome da antropóloga, professora universitária e pesquisadora, Ruth Cardoso, que publicou livros e artigos sobre sociedade, cultura e política e fundou o Programa Comunidade Solidária. Ela inspirou projetos e programas de fortalecimento da sociedade civil e de promoção do desenvolvimento social.

O prédio em sua homenagem foi construído no padrão tipo II do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FDE), com uma estrutura física que possui 14 salas de aula, além de berçário, fraldário, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaço administrativo, lavanderia, área verde, enfermaria, pátio, refeitório, banheiro acessível, além de espaço de recreação.

Além da creche do Parque Meia-Lua, as outras oito unidades entregues desde 2017 foram construídas nos bairros: Villa Branca, Parque dos Príncipes, Jardim Santa Paula, Jardim Colônia, Jardim Santa Marina, Centro, Jardim Maria Amélia e Parque Imperial.

Confira a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums

Legenda: Nova creche no Parque Meia-Lua foi inaugurada no sábado (11)