Nota oficial sobre a coleta de lixo

A Prefeitura de Jacareí informa que a coleta de lixo já foi retomada e os caminhões estão circulando na cidade.

O pagamento parcial referente aos serviços prestados pela Concessionária Ambiental foi realizado na manhã desta terça-feira (26), e a administração municipal lamenta a postura da empresa. Vale destacar que os pagamentos mensais não sofreram atrasos nos últimos anos.

A Prefeitura está fazendo um grande esforço para equacionar os pagamentos dos fornecedores diante de um cenário de déficit de arrecadação, que vem afetando os municípios. Em Jacareí, até setembro, houve uma queda de repasse do ICMS na ordem de R$ 41 milhões e a previsão é chegar em R$ 56 milhões até dezembro.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também teve uma queda de repasse na ordem de R$ 3 milhões, com uma estimativa de redução de até R$ 7 milhões ainda este ano.

A queda no fluxo de caixa obriga o munícipio a reduzir os investimentos e parcelar o pagamento de grandes contratos. As organizações municipalistas estão pressionando o governo federal para cumprir a promessa de auxílio financeiro ainda em 2023.