Secretária de Segurança avalia sua participação na gestão municipal

Eliane Nikoluk, que atuou como secretária de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí até esta terça (31), falou sobre sua experiência à frente da pasta. Ela foi a primeira mulher a comandar a Polícia Militar no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, onde atuou por mais de quatro anos.

Para Nikoluk, os 10 meses à frente da SSDC foram “muito intensos”. Ela destacou a valorização dos servidores do órgão e a aproximação do cidadão na execução dos serviços.

“Tive a oportunidade de aprender muito e conhecer mais profundamente o trabalho e as missões de uma secretaria municipal, que trabalha e serve diretamente a população, resolvendo suas demandas mais emergenciais e buscando soluções que tragam mais continuidade e sustentabilidade de resultados”, destacou ela.

Nikoluk disse, ainda, que uma das principais vertentes de trabalho na SSDC foi “a valorização dos servidores” da pasta, cujo resultado foi o “fortalecimento e envolvimento da liderança nos processos decisórios, realização e participação dos servidores em vários cursos e treinamentos para aperfeiçoamento profissional, melhoria das condições de trabalho (com mais viaturas, computadores, equipamentos) e estabelecimento de uma política de qualidade”.

Segundo a ex-secretária, essa mesma estratégia de trabalho permitiu mais aproximação em relação ao atendimento e oportunidades de diálogo direto com as demais secretarias municipais e, principalmente, com o cidadão. “Para isso, houve adequação da estratégia de trabalho, principalmente operacional, e reorganização dos processos administrativos, visando trazer redução de burocracias, redução dos prazos de atendimento e resposta, e maior qualidade no atendimento”, ressaltou.

Relacionamento – Outro ponto abordado por Nikoluk foi o relacionamento com os servidores municipais da SSDC: “Foi um grande privilégio e uma honra enorme poder estar ombro a ombro com os servidores desta Secretaria, integrantes da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil, da Unidade de Fiscalização de Posturas, Normas e Instalações, do Procon e do início da efetiva implantação do Centro de Operações Integradas – COI de Jacareí, além dos colaboradores do Tiro de Guerra / Junta Militar e das demais Forças de Segurança (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, dentre outras), dando sequência ao brilhante trabalho realizado pelo secretário que me antecedeu, Coronel Paulo Henrique Domingues”.

Nikoluk comentou sobre sua experiência como gestora pública na segurança municipal de uma das principais cidades da RMVale. “Aprendi a conhecer e a amar Jacareí, uma cidade com muito potencial de desenvolvimento, dotada de belezas e recursos naturais notáveis, porém é preciso que a população do município valorize sua cidade, participe cada vez mais, procure colaborar para seu desenvolvimento e crescimento”.

E para finalizar, Nikoluk deixou uma mensagem aos funcionários da SSDC: “o Município de Jacareí está muito bem assistido, por profissionais de altíssimo gabarito, que com todas as limitações e desafios que se colocam no caminho, se empenham e lutam para fazer o melhor possível em prol da população, comprometidos que estão em prestar serviços de excelência para servir e proteger pessoas, preservar o patrimônio e o interesse público, respeitando a vida, a cidadania, a lei e os direitos humanos. Gratidão é a melhor palavra para todas as pessoas com quem tive o privilégio de conviver neste período”.