NEA abre Viveiro Municipal para 2ª edição do Eco Kids

Nesta semana, a partir desta terça-feira (11), até a sexta-feira (14), as crianças já terão lugar garantido para a diversão nas férias, com a programação da 2ª edição do Eco Kids, evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, por meio do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), no Viveiro Municipal Seo Moura.

Uma série de atividades educativas serão oferecidas para alegrar a criançada, na terça (11) e quinta (13), das 14h às 17h, e na quarta (12) e sexta (14), das 9h às 12h. Serão três horas diárias de muita diversão e sensibilização ecológica na natureza, onde as crianças poderão conhecer o Viveiro e todo o seu circuito de tecnologias sustentáveis do NEA, como: jardim de plantas medicinais e aromáticas, minhocário, composteira, casa de bioconstrução, cisterna, entre outros.

Para participar do Eco Kids, a criança deve estar, obrigatoriamente, acompanhada dos pais ou de um adulto responsável. “A ideia é que as crianças aproveitem este momento de férias, com trilhas ecológicas, oficinas de mudas medicinais, contação de histórias, além de resgatarem brincadeiras tradicionais, como corrida do saco e cama de gato, tudo com muito contato com a natureza”, destaca a diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí, Carolina Xavier.

É Só Chegar!

A entrada será gratuita e não precisa de inscrição. Para as atividades do Eco Kids, é necessário usar repelente, tênis, calça comprida e boné. Não é permitida a entrada de animais.

Viveiro

O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí “Seo Moura” (localizado na Estrada Theófilo Teodoro Resende, 39, Campo Grande), tem 600 mil metros quadrados de área verde e foi idealizado e criado pelo ambientalista Francisco de Moura, “Seo Moura”, falecido em 8 de junho de 2007.

O espaço tem árvores nativas e exóticas, incluindo algumas pertencentes à Mata Atlântica, e abriga diversos animais. Além da fauna e da flora riquíssimas, compõe o espaço um casarão centenário que foi uma fazenda de café, anfiteatro, bambuzais, estufa para produção de árvores que auxiliam na arborização e recuperação das áreas verdes da cidade e cinco nascentes que auxiliam no abastecimento do Rio Paraíba do Sul.

“O Viveiro não é um parque, sim uma reserva florestal, então precisamos ter muito cuidado e zelo com o nosso espaço de natureza, que é lindo e cheio de biodiversidade. Esperamos vocês para brincar e vivenciar a natureza”, convida a diretora Carolina Xavier.

Legenda: Crianças se divertindo no 1º Eco Kids, nas férias de julho de 2022, no Viveiro Municipal de Jacareí