Mutirão realiza castração de cerca de 300 cães e gatos, em Jacareí

Escutar áudio do texto

Procedimento previne doenças e número de animais abandonados nas ruas

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, realizou nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9) um mutirão de castração para cerca de 300 cães e gatos. Os animais participantes haviam sido cadastrados pelos tutores anteriormente. Outros interessados poderão se cadastrar, a partir de janeiro, junto à Diretoria de Proteção Animal (leia mais abaixo).

O procedimento tem como objetivo prevenir doenças e evitar a procriação descontrolada, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas. Ele é feito em um ambiente preparado por profissionais da área, no Parque da Cidade.

Desta vez, buscando proporcionar ainda mais suporte aos tutores, todos os animais atendidos recebem medicação completa para o pós-operatório, além de colar elizabetano e/ou roupa cirúrgica, garantindo recuperação confortável e prevenção de complicações.

Orientações

Todos os tutores receberam orientações de pré-operatório e devem colaborar com as instruções para aumentar a segurança do procedimento. Para preservar vidas e aprimorar o atendimento, a participação no mutirão é permitida para animais de três meses a 7 anos. Animais braquicefálicos não poderão ser cadastrados, tendo em vista as vias aéreas reduzidas e maior risco respiratório – que demandam uma estrutura diferenciada para diminuir possíveis problemas durante a cirurgia. 

Novos cadastros

Os tutores que desejarem castrar seus animais nos próximos mutirões devem procurar a Diretoria de Proteção Animal, a partir de janeiro, pelo telefone (12) 99156-5949 para realizar cadastro prévio de RGA (Registro Geral Animal) e microchipagem do cão ou gato, fêmea ou macho. A partir do processo de identificação, o animal passa a integrar o cadastro municipal para os próximos eventos de castração que ocorrerão ao longo do ano de 2026.