Mutirão de Castração de Jacareí atendeu mais de 12 mil animais nos últimos 5 anos

Escutar áudio do texto

Fruto de uma política pública comprometida com o bem-estar animal e trazendo tranquilidade para tutores, a castração gratuita de cães e gatos superou a marca de 12 mil animais atendidos, entre 2018 e 2022, em Jacareí.

A ação, realizada pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, na Diretoria de Proteção Animal, não foi interrompida nem durante a pandemia, garantindo atendimento correto e no tempo necessário, e criando um laço importante de confiança e respeito. “Quem já trouxe seu animalzinho sabe a ética e cuidado que temos com cada um e a taxa de adesão e comparecimento comprova a necessidade deste serviço. A gente tem feito mutirão com 100% de presença”, explica Joelma Prilips, diretora de Proteção Animal de Jacareí.

Para efeito de comparação, em 2018 foram 1.490 cães castrados, entre machos e fêmeas. Em 2022, o número foi de 2.211. No total, o número de animais castrados em 5 anos foi de 12.001.

Benefícios

Dentre os muitos benefícios, a castração evita as ninhadas indesejadas, e o consequente abandono, reduz o risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais e, em muitos casos, acalmam o animal, diminuindo uivos e latidos excessivos em decorrência do cio.

O mutirão de castração volta em 2023 e, para poder participar, é necessário ser morador do município e fazer cadastro antecipadamente, por meio do telefone 3955-9000, ramal 9448. É também neste telefone que o tutor do animal se informa sobre os próximos mutirões e data de castração.

Legenda: Jacareí castrou mais de 12 mil animais por meio de mutirões, desde 2018