Museu de Antropologia do Vale do Paraíba é atuante em diversos segmentos da museologia

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba tem por finalidade a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, material e imaterial de Jacareí e do Vale do Paraíba. A instituição participa de pesquisas acadêmicas sobre museologia, história, educação, turismo, entre outras.

Neste primeiro semestre de 2018 foram mais de 4.087 visitas (alunos da rede municipal e estadual, pesquisadores e técnicos) em 11 exposições, 14 palestras e encontros culturais.

Atualmente, estão abertas as exposições: ‘Indústria, patrimônio e memória’ e ‘TatuArte – a Flor da pele’. As próximas exposições já estão planejadas: ‘CerveJacarei’, abordando a produção e consumo da cerveja em Jacareí ; ’Da África ao Brasil’ em parceria com Casa Amarela; ‘Simples como Francisco’, da artista Regina Pimentel ; além das mostras ‘O Xamã’, ‘Retábulos’ e ‘Cinema e sociedade’.

Pesquisas museológicas em andamento e finalizadas: ‘O Patrimônio industrial de Jacareí’, ‘A dimensão social e econômica do Rio Paraíba do Sul’ e ‘A cerveja como elemento socializador e representativo’.

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba fica localizado na Rua XV de Novembro, 143 – Centro e, fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 16h e, aos sábados, das 10h às 16h.

(Assessoria de Comunicação/FCJ Foto: Alex Brito/PMJ)