Museu de Antropologia do Vale do Paraíba disponibiliza fichas catalográficas da coleção de Arte Sacra

Escutar áudio do texto

As fichas estão disponíveis para aproximar o público do acervo do MAV durante a pandemia

Em meio à pandemia da COVID-19 foi necessário ressignificar a produção artística e cultural. E com a museologia não foi diferente. No entanto, as ações no ambiente on-line comprovaram o quanto os museus permanecem vivos, acompanhando e reproduzindo a história.

Nessa missão, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) disponibilizou no site da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), as fichas catalográficas da coleção de Arte Sacra.

Essas fichas são fundamentais para a área de documentação museológica. Elas servem como uma ferramenta, reunindo informações que, de algum modo, poderiam estar dispersas.

De acordo com assessora de museologia do MAV, Patrícia Cruz, o trabalho de catalogação ajuda na identificação do acervo, nas pesquisas e é uma importante ferramenta para as exposições. “No período em que o museu está fechado para visitas, o trabalho interno está a todo vapor. Além da catalogação de Arte Sacra, temos Pinacoteca, Arte Popular, Escola Carlos Porto e Cotidiano“, explica a museóloga.

O acervo do sagrado

A coleção de Arte Sacra do acervo do MAV, destaca-se pela qualidade e variedade tipológica das peças. Os primeiros objetos desta coleção foram adquiridos em antiquários em 1980 e 1997, somados às doações de peças do colecionador Eduardo Etzel.

Dentro das especificações museológicas, a coleção é dividida em três partes:

Imaginária: O MAV possui uma preciosa coleção com mais de 400 imagens, das mais variadas épocas e estilos, desde produção manual a industriais, passando pela produção proveniente das oficinas de santeiros até as de produção mais erudita. Entre elas, as famosas Paulistinhas, pequenas imagens devocionais, de barro cozido.

Mobiliário Litúrgico: Trata-se de uma coleção com 11 oratórios, cujos estilos dão a conhecer uma grande variedade de formas, tamanhos e alegorias. Completam essa coleção alguns Sacrários.

Prataria: O MAV possui uma rica coleção de prataria sacra. Destaque para coroas do divino, cetros, resplendores e navetas.

Para saber mais sobre o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, acesse o site oficial da Fundação Cultural de Jacarehy.

Legenda: Divulgação Fichas Catalográficas da coleção de Arte Sacra.