Motoristas e cobradores passam por treinamento para transportar cães

Os motoristas e cobradores da JTU passaram nesta quarta-feira (12) por um treinamento da Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Gerência de Proteção Animal, para transportar os cães e gatos no serviço de transporte coletivo público de Jacareí.
O decreto, assinado em agosto pelo prefeito Izaias Santana autoriza e regulamenta a condução para tutores de animais de até 10 quilos. Possui a indicação da vereadora Sônia Patas da Amizade (PSB), que considerou a necessidade de ampliar essa oferta, além de criar normas para assegurar a comodidade, saúde e segurança dos demais passageiros.
De acordo com o decreto, fica autorizada a condução de cães e gatos deste porte, que estejam asseados e acomodados em uma caixa adequada para o transporte de animais. Além disso, o tutor deverá apresentar a carteira de vacinação para realizar o embarque.
Será, eventualmente, cobrada a tarifa regular da linha caso seja utilizado um assento para transportar o animal. Fica impedido o transporte do animal que, por sua agressividade, comprometa o conforto e segurança de outros passageiros.
O desembarque do tutor poderá ser solicitado, caso o animal emita ruídos excessivamente perturbadores durante a viagem. O responsável pelo animal deverá realizar o trajeto sem prejudicar a comodidade e segurança dos passageiros. Este decreto não se aplica ao transporte de cão-guia, que já é autorizado por uma legislação específica.
(Marta Fernandes/PMJ – Cristina Reis/PMJ)