Motoristas de ônibus vivenciam as dificuldades enfrentadas por pessoas com mobilidade reduzida

Escutar áudio do texto

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, motoristas de ônibus da Jacareí Transporte Urbano – JTU, vivenciaram a vida dos usuários de transporte público coletivo com mobilidade reduzida e deficiência física.

O Experimento Social faz parte da ‘2ª Virada da Mobilidade’ e aconteceu nesta sexta-feira (21), às 9h, dentro do ônibus da empresa que circulou pelo centro da cidade. A ação foi acompanhada por profissionais das secretarias de Mobilidade Urbana e Saúde, além de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O agente social da Diretoria de Acessibilidade, Admilson Floriano, explica que a finalidade da vivência foi levar a questão da acessibilidade para a vida dos condutores e cobradores de ônibus. “O principal objetivo da ação é fazer com que eles vivenciem a mesma situação das pessoas idosas ou com deficiência física no dia a dia, como usuários do transporte coletivo”, comenta.

Para José Viana Junior, cobrador há 5 anos, subir e descer do ônibus com a mobilidade reduzida e na cadeira de rodas foi bem difícil. “Nós cobradores e motoristas e também os passageiros, precisamos ter bastante paciência e cuidado com os idosos e portadores de deficiência física. Senti dificuldades ao subir com as pernas e braços mobilizados e insegurança na cadeira de rodas”, completa o cobrador de ônibus.

A ‘2ª Virada da Mobilidade’ segue até a próxima terça-feira (25), e faz parte da ‘Semana Nacional de Trânsito’ com o propósito de promover alternativas de locomoção sustentáveis e inteligentes em concentrações urbanas.

Confira aqui a programação completa da ‘2ª Virada da Mobilidade’, de Jacareí.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)