Moradores do São Silvestre e Veraneio Ijal participaram de ‘Leituras Comunitárias’ na sexta e sábado. Nesta segunda (21) é a vez da região central

A revisão do Plano Diretor de Jacareí tem continuidade nesta semana com a realização de mais Leituras Comunitárias. Nesta segunda-feira (21), será a vez da região central, no EducaMais Centro, na Rua Alfredo Schurig, 20. Moradores, comerciantes, profissionais liberais e demais interessados em discutir os problemas e as potencialidades da região central e de toda a cidade, poderão comparecer a partir das 19h, para mais este encontro.

As Leituras Comunitárias, que tiveram início na semana passada, representam a fase da revisão do Plano Diretor de Jacareí, em que os munícipes apresentam problemas e potencialidades, tanto da vizinhança em que vivem, quanto de toda a cidade. As informações servirão para a construção de um diagnóstico do município, que será utilizado para a etapa de capacitação da população e levantamento de propostas de revisão.

Todo o processo vem sendo coordenado pelo Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor, grupo formado por representantes da sociedade civil organizada e do Poder Público Municipal, responsável pela condução da revisão. Para a realização das Leituras Comunitárias, está sendo utilizada uma metodologia de participação social, desenvolvida por professores de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em que os participantes são convidados a ter um olhar diferenciado do território, tanto do ponto de vista local quanto do todo.

Conforme explica as professoras Lidiane Maciel e Fabiana Félix do Amaral, que vêm prestando orientações aos técnicos da prefeitura e aos membros do Conselho Gestor que realizam as Leituras, a metodologia desenvolvida visa dar autonomia aos participantes, para realizar a leitura territorial dos aspectos positivos e negativos.

“É um processo no qual as pessoas têm a palavra. Nesse sentido, o papel dos conselheiros e dos técnicos da prefeitura é de orientar e principalmente escutar a população”, ressaltaram ambas, durante reunião técnica com a equipe responsável.

São Silvestre e Veraneio Ijal

Na última sexta-feira (18), moradores da região do São Silvestre participaram da Leitura Comunitária da cidade e, no sábado (19), foi a vez do Veraneio Ijal.

Na próxima quarta-feira (23), serão realizadas duas Leituras Comunitárias: uma no Cidade Salvador, na EMEF Joaquim Passos (Rua Mogi das Cruzes, 441), e outra no Nova Esperança, na EMEF Ricardina dos Santos Moraes (Rua Graça Aranha, 121), ambas às 19h.

Para a conselheira e representante da Associação dos Proprietários e Moradores do Jardim Siesta, Denise Maria Vendramini, “as leituras dão oportunidade aos moradores, para falar sobre os problemas de seus bairros e da nossa cidade, assim como seus anseios por melhorias”.

Legenda: Moradores do São Silvestre e Veraneio Ijal participaram das Leituras Comunitárias