Moradia! Pró-Lar realiza cerimônia do termo de posse de novos terrenos para 29 famílias que moravam no Bela Vista I, em Jacareí

Estas famílias foram removidas de lotes com risco de desmoronamento; os novos lotes estão localizados nos bairros Jardim do Marquês, Parque dos Sinos e Jardim Paraíso

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Fundação Pró-Lar, realizou no último sábado (12), a cerimônia de entrega do termo de posse provisória de novos terrenos para 29 famílias da cidade. A ação faz parte do Plano de Reassentamento e Realocação da área de risco do bairro Bela Vista I.

Os terrenos foram sorteados às 29 famílias que foram removidas de suas residências, em março de 2019, devido ao iminente risco de deslizamento da área em que residiam no bairro. Desde então, a Fundação Pró-Lar paga, mensalmente, um auxílio-aluguel para essas famílias.

Os lotes que serão doados pela Pró-Lar têm cerca de 125 metros quadrados. Os contemplados terão direito, também, ao projeto de uma planta de casa popular, elaborado por engenheiros e arquitetos da Fundação, e um subsídio financeiro no valor de até R$ 45 mil para compra de materiais de construção. Os lotes estão localizados nos bairros Jardim do Marquês, Parque dos Sinos e Jardim Paraíso.

“É muito gratificante poder devolver a essas famílias a dignidade de terem suas casas próprias, por meio desse projeto de reassentamento, que se dá pela doação do lote e do valor para aquisição dos materiais. Elas viviam em locais de alto risco e toda vez nos lembramos da família que retiramos de tarde e de noite a casa desabou e, agora, poderão recomeçar em segurança, sem precisar desembolsar nada por isso. A previsão é de que terminemos todo trâmite burocrático nesse mês de junho e o subsídio para início da construção das residências comece a ser pago já no começo do segundo semestre deste ano”, explica Alexsandro Quadros, presidente da Pró-Lar.

Plantio de árvores

Durante a cerimônia, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, foram plantadas 29 mudas de árvores no bairro Bela Vista I, em homenagem as 29 famílias que lá habitavam e foram contempladas com os novos terrenos. A ação contou com a presença de membros e representantes das famílias.

Relembre

O Bela Vista I é composto por 225 lotes e faz parte do processo de regularização fundiária do município, coordenado pela Fundação Pró-Lar de Jacareí. Em março de 2019, após um período de fortes chuvas, 29 famílias tiveram de ser removidas de uma área do bairro por causa de riscos de desmoronamento. A remoção das famílias foi feita com base em laudos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e da Defesa Civil de Jacareí, que identificaram as áreas como de risco alto e muito alto.

As famílias foram incluídas no programa de auxílio-aluguel da Fundação Pró-Lar. As casas condenadas foram demolidas para evitar novas ocupações e a área foi reflorestada.