Microchipagem de pets permite que dois cachorros perdidos reencontrem seus tutores, em Jacareí

Dispositivo gratuito, fornecido pela Prefeitura, também identifica e ajuda a responsabilizar criminalmente quem abandona animais. Veja caso.

A Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí, por meio da Diretoria de Proteção Animal, realizou mais de 350 microchipagens em 2023, sempre de forma gratuita. Tal medida, além de ser altamente eficaz enquanto prontuário médico de cada animal, também permite reencontrar os tutores em caso de fuga ou abandono, já que o dispositivo armazena endereço e telefone dos responsáveis pelo pet.

“O microchip não é um rastreador. Ele arquiva as consultas, exames, dados de vacinação e cadastro dos pets, sendo fundamental na rotina de cuidado. Ter o animal microchipado é prova de amor e auxilia também, em uma eventual fuga, já que consta, ainda, o endereço e telefone da família responsável” explica Joelma Prilips, Diretora de Proteção Animal de Jacareí.

Neste começo de 2024, três casos chamaram atenção na região e alertam sobre os direitos e deveres de quem decide adotar um cão ou gato. Duas destas histórias tiveram finais felizes. Mas, infelizmente, uma delas mostra que não cuidar adequadamente de um animal é crime, passível das punições previstas em lei.

Thor e Rodolfo

Os fogos de artifício no Réveillon assustaram o Thor, um cachorro rottweiler, extremamente dócil, que vivia na Vila Zezé. No desespero, o animal fugiu e ficou desaparecido por vários dias. Nesta semana, no Parque da Cidade de Jacareí, um grupo que jogava futebol achou engraçado o cão que invadia a partida e tentava pegar a bola. Tratava-se se Thor. Acionada, a Diretora de Proteção Animal identificou que o animal era microchipado e o devolveu para os tutores.

O caso é parecido com o de Rodolfo, cão de porte médio que ficou sumido por 30 dias, até ser resgatado no Jardim das Indústrias. E, também por ter o microchip, foi devolvido para a família, que vive no Jardim Paraíso. As três crianças que convivem com o animal até choraram de emoção no reencontro.

“Nestes casos, os resgates foram bem-sucedidos, mas fica o alerta especialmente no caso do Thor. Quem decide ter um cachorro de grande porte tem que ter cuidado redobrado. Mesmo que sejam dóceis, podem morder em estado de estresse ou assustados”, cobra Joelma.

Crime

Infelizmente, um cachorro foi a óbito em Paraibuna, em uma situação suspeita, também neste começo de ano. Na ocorrência, foi identificado que o animal tinha microchip e o endereço do cadastro identificava uma casa em Jacareí. Os tutores foram chamados a esclarecer a situação, e alegaram que o cão havia sido doado. Como o caso tem índicos de abandono e a explicação não foi suficiente, a Policia Civil foi acionada e um inquérito foi aberto.

“Abandono é crime. Maus tratos é crime. Todos previstos em lei. A gente faz questão de contar também o caso triste para ficar registrado que é uma relação de direitos e deveres. Agora, que a Justiça elucide os fatos e os responsáveis sejam cobrados”, encerra Joelma sobre o tema.

Como funciona a microchipagem

O microchip veterinário é um dispositivo eletrônico, do tamanho aproximado de um grão de arroz, aplicado com o mesmo processo de uma vacina e não necessita de manutenção. Ele armazena informações clínicas e, quando um animal é resgatado das ruas, possibilita encontrar o tutor, já que arquiva também o endereço e dados do responsável. Mais informações de como microchipar seu pet, gratuitamente, estão disponíveis pelo whatsapp (12) 99156-5949.

Legenda: Rodolfo foi resgatado graças ao microchip e já está de volta ao lar, no Jardim Paraíso