Merenda do município cumpre com legislação nacional

A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo várias adequações na merenda escolar. A nutricionista da rede municipal Emily Bezerra Fernandes da Mota informa que as melhorias cumprem com a legislação que estabelece o direito da alimentação nas escolas para alunos da educação básica pública.

“O objetivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos”, explica.

Uma das medidas da Secretaria de Educação foi a adoção da campanha “Segunda sem carne”, em uma segunda-feira por mês no cardápio da merenda. “Adotar esta campanha é pensar no meio ambiente, pois é de conhecimento público que a pecuária está diretamente ligada com o desmatamento, segundo os relatórios da ONU e do Ministério do Meio Ambiente”, disse a nutricionista.

“Um dia por mês sem carne na merenda escolar de Jacareí é equivalente a uma economia de milhões de litros de água e menos desmatamentos por ano. Além disso, essa campanha incentiva o consumo de uma maior variedade de alimentos pelos alunos, ampliando o paladar”, destaca Emily.

Para a nutricionista, falar de alimentação nas escolas e aplicá-la de forma adequada nos cardápios é de grande importância para a formação de hábitos alimentares saudáveis nos alunos. “Com essas informações sobre alimentação e nutrição tratadas nas unidades escolares, as crianças poderão entender melhor os benefícios e usar em suas casas, durante a juventude e ainda na fase adulta”, falou.

“Inclusive estamos ainda programando para os próximos meses, uma capacitação para os professores da rede municipal sobre educação alimentar e nutricional nas escolas. A implantação de uma merenda saudável já é uma forma de ensinar os alunos sobre alimentação adequada”, completou.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)