Membros do novo Conselho Municipal de Meio Ambiente tomam posse nesta quarta (30)

Com o objetivo de estruturar um planejamento estratégico ambiental com foco no desenvolvimento sustentável da cidade, tomam posse nesta quarta-feira (30) os membros do novo Conselho Municipal do Meio Ambiente, que poderão formular importantes instrumentos de políticas públicas nesta área. A solenidade será realizada às 17h30 no Salão Nobre da Prefeitura Municipal (Praça dos Três Poderes, 73 – 2º andar).

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Jacareí foi criado em março pela Lei nº 6.253/2019. A lei visa garantir que as políticas ambientais desenvolvidas na cidade estejam em consonância com os anseios da população. O Conselho Municipal do Meio Ambiente – que integra o SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente) e o SEAQUA (Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental), Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais – é um órgão colegiado de composição paritária, constituído de membros do Poder Executivo Municipal e da Sociedade Civil, de caráter consultivo, deliberativo e normativo, competindo-lhe auxiliar o Poder Executivo na elaboração, implementação e monitoramento da política municipal ambiental.

O Conselho é composto por 9 representantes do Poder Público e 9 representantes da Sociedade Civil. Como fica a composição do Conselho:

Titular e Suplente do Poder Público:

Secretaria de Meio Ambiente

Secretaria de Planejamento

Secretaria de Infraestrutura

Secretaria de Finanças

Secretaria de Mobilidade Urbana

Procuradoria Municipal

Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Unidade de Zoonoses da Secretaria de Saúde

Titular e Suplente pela Sociedade Civil

Entidade ambiental regularmente constituída e com notória atuação no município