Meio Ambiente orienta sobre descarte de resíduos de construção civil

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Meio Ambiente informa que os resíduos de construção civil entregues nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) são reciclados na Usina de Reciclagem de Resíduos de Construção do Município, e são reaproveitados na manutenção de estradas e vias não pavimentadas da cidade, e ainda na confecção de pisos intertravados e sextavados para praças e parques.

A Diretoria de Limpeza Pública pede que a população entregue seu resíduo de obras nos LEVs. “O meio ambiente agradece, as estradas e parques também. Seja consciente. Não entregue seu material para quem não dá destinação final aos resíduos, que deve ser no LEV”, destaca a diretora Marli Gomes.

Exija comprovação da entrega antes de efetuar o pagamento do serviço”, informa a diretora, que acrescenta ainda que os carroceiros podem e devem entregar os resíduos de construção nos LEVs. Já os caçambeiros não podem, porque precisam destinar para uma ATT – Área de Transbordo e Triagem. Em Jacareí duas áreas estão regularizadas para receber este material.

Os LEVs só aceitam resíduos de pequenas obras ou reformas de imóveis residenciais e comerciais. Para grandes obras ou construções, os resíduos têm que ser retirados por tira-entulhos (caçambas).

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)