Meio Ambiente orienta sobre descarte de resíduos de construção civil

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Meio Ambiente informa que os resíduos de construção civil entregues nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) são reciclados na Usina de Reciclagem de Resíduos de Construção do Município. Após um processo de triagem e moagem, os materiais extraídos como areia, pedra e cascalho são devidamente separados e utilizados para manutenção de praças, parques, ruas não pavimentadas e até para a fabricação de pisos ‘intertravados’, que podem ser utilizados em espaços públicos.

A Diretoria de Limpeza Pública pede que a população entregue seu resíduo de obras nos LEVs. “O meio ambiente agradece, as estradas e parques também. Seja consciente. Não entregue seu material para quem não dá destinação final aos resíduos, que deve ser feito no LEV”, destaca a diretora Marli Gomes.

A diretora acrescenta que os carroceiros podem e devem entregar os resíduos de construção nos LEVs. Já os caçambeiros não podem, porque precisam destinar para uma ATT – Área de Transbordo e Triagem. Em Jacareí duas áreas estão regularizadas para receber este material.

Os LEVs só aceitam resíduos de pequenas obras ou reformas de imóveis residenciais e comerciais. Para grandes obras ou construções, os resíduos têm que ser retirados por tira-entulhos (caçambas). 

Confira os endereços dos LEVs em Jacareí:

Jardim Santa Maria – Av. Malek Assad, 725

Jardim Flórida – Av. Pensilvânia, 793 – (próximo a rotatória)

Altos de Santana II – Av. Gilda Parente Grecco, 95

Jardim do Vale – Av. Lafayete Benedito Briant, 263

Vila Garcia – Est. da Servidão, 100 (atrás do Centro Comunitário)

Parque Meia-Lua – Av. José Maria Salgado. 101

Jardim Paraíso – Rua Guilherme Flessatti, 100

Jardim Elza Maria – Rua Antônio Ferreira Rizzini, 750 (próximo ao Sesi)

Parque Imperial – Av. Nurimar Fazzolari de Freitas, 105

Horários – O horário de funcionamento dos LEVs é das 8h às 20h, de segunda a sábado, com exceção do Vila Garcia, que funciona das 8 às 17 horas de segunda a sexta e aos sábados das 8 às 13 horas

(Jader Fernandes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)