Meio Ambiente faz mobilização social na Pça. Júlio de Mesquita

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Meio Ambiente vem fazendo um trabalho de mobilização social    por meio do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), na praça Júlio de Mesquita, no Parque Brasil, que será entregue totalmente reformada nesta quinta-feira (19), às 17h30.

“O objetivo é fazer com que a comunidade seja pertencente ao espaço em que vive”, explicou a diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental Ana Claudia Quina de Siqueira. “Faremos a entrega da praça Júlio Mesquita, que terá um novo ambiente revitalizado. Para o fortalecimento da educação ambiental no município, o NEA convidou os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da EMEF Silvio Silveira, no Jardim Santa Maria, para participar de um plantio de 36 árvores, junto com autoridades presentes e a comunidade, no horário da cerimônia”, informou.

Na próxima terça-feira (24), às 8h30, o NEA convidou também os alunos do quinto ano da mesma EMEF e o “grupo de caminhada” da UBS Parque Brasil para realizar um plantio em um canteiro de plantas medicinais na praça “que deixamos separado para este fim”, destacou a diretora.

A Praça Júlio de Mesquita fica localizada na avenida Francisco Grespan com a rua Danton Siqueira Malta, no Parque Brasil, e possui cinco mil metros quadrados. Os trabalhos de revitalização foram realizados pela Secretaria de Meio Ambiente, em quatro meses de obra.

Os serviços foram feitos em várias etapas, para a implantação do paisagismo, instalação de iluminação e troca de postes. Todas as lâmpadas convencionais nas ruas do entorno da praça também foram trocadas por luminárias de LED. O piso também foi substituído.

Foi realizada a manutenção do playground e bancos, além da poda de árvores, pintura, calçadas novas, troca da grama, canteiro e acessos. Cada fase foi feita com fechamento da área de alambrado, para dar maior segurança aos frequentadores do local. Todos os serviços tiveram o apoio das Secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Esportes.