Meio Ambiente explica diferença entre Coleta Seletiva, LEV e o Cata-treco

Para que a população entenda a diferença entre a Coleta Seletiva, o LEV (Local de Entrega Voluntária) e Cata-Treco em Jacareí, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está divulgando como é o funcionamento de cada um destes serviços.

A Coleta Seletiva, por exemplo, é o recolhimento de resíduos secos como papéis, plásticos, metais e vidros, que são deixados na porta das casas e retirados por caminhões. São fontes de renda para 44 catadores da Cooperativa Recicla Jacareí, que o município mantém convênio. Todo material reciclável coletado porta a porta é encaminhado para a Cooperativa.

Esses produtos passam por triagem e são vendidos para as empresas que reciclam ou são encaminhados para as recicladoras. Para que os cooperados possam continuar a usufruir desta renda, a Secretaria de Meio Ambiente pede que os munícipes separem os resíduos secos dos úmidos (restos de comida, frutas, papel molhado) e coloquem nos dias corretos da Coleta Seletiva, que não são os mesmos da Coleta de Resíduo Úmido (domiciliares), e podem ser consultados no site da prefeitura.

A administração municipal vem trabalhando na melhoria de projetos já existentes, buscando incentivar e ampliar os serviços. Dos 156 bairros da cidade, 77 recebem a coleta seletiva. A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Limpeza Pública, pretende ainda nesta gestão, contemplar toda a cidade com a coleta seletiva.

Nos bairros que ainda não tem a coleta seletiva implantada, os resíduos secos (recicláveis) podem ser levados ao LEV mais próximo. São nove LEVs distribuídos pelas regiões da cidade, que também pode ser consultados pelo site da prefeitura.

Os LEVs são locais fixos de entrega voluntária em que podem ser levados óleo de cozinha, pilhas, lâmpadas, materiais de construção até um metro cúbico, móveis em desuso, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e sucatas em geral. Confira os locais dos LEVs:

Jardim Santa Maria – Av. Malek Assad, 725.

Jardim Flórida – Av. Pensilvânia, 793 (próximo à rotatória).

Altos de Santana II – Av. Gilda Parente Greco, 95.

Jardim do Vale – Av. Lafayete Benedito Briant, 263.

Parque Meia Lua – Av. José Maria Salgado, 101.

Jardim Paraíso – Rua Guilherme Flessatti, 100.

Jardim Elza Maria – Rua Antônio Ferreira Rizzini, 750 (próximo ao SESI).

Parque Imperial – Av. Nurimar Fazzolari de Freitas, 105.

Vila Garcia – Est. da Servidão, 100 (atrás do Centro Comunitário).

Funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 8h às 20h.

LEV Vila Garcia: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h

Cata-Treco – O Cata-Treco é itinerante. O caminhão recolhe basicamente os mesmos produtos dos LEVs, porém se desloca até os bairros da cidade sempre aos sábados de manhã. O serviço não inclui remoção de entulho de construção civil e restos de poda ou capina que devem ser direcionados aos LEVs. Mais informações pelos telefones (12) 3955-9704 / 3961-3040. Confira aos locais de atendimento destes serviços no site da prefeitura.

(Marta Fernandes/PMJ-Fotos Alex Brito/PMJ)