MAV participa da 20ª Semana Nacional dos Museus com palestras, novos acervos e lançamento de perfil em rede social

Escutar áudio do texto
O evento é coordenado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e acontece anualmente, em maio

A partir desta terça-feira (17) até o próximo sábado (21), a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), por meio da Diretoria de Patrimônio, participa da 20ª Semana Nacional dos Museus. O evento é coordenado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.

Com a temática ‘O poder do museu’, a FCJ preparou uma programação especial para o evento. A Diretora de Patrimônio, Selma Fernandes, reforça que edição deste ano marca a presença museológica no ambiente digital. “A 20ª Semana dos Museus foi o momento que o MAV escolheu para desbravar as redes sociais, compartilhar, divulgar e promover de maneira on-line as ações educativas e as exposições que mostram toda a força de nosso povo valeparaibano”, pontua.

A programação foi iniciada com a disponibilização de uma ficha catalográfica do acervo de Arte Popular, na página institucional do MAV. O material fomenta a criação regional de artes plásticas com a temática das culturas populares e tradições.

Nesta terça-feira (17), o MAV lançou também o seu perfil oficial no Instagram. A rede social será mais uma ferramenta de divulgação da programação e do acervo do museu.

No dia 18 (quarta-feira), o museólogo João Pedro Rodrigues da Conceição dará a palestra “O poder dos museus periféricos na transformação da sociedade”, às 19h. Já no dia 19 (quinta-feira), o debate será com os professores Edmilson José Tavares Pimentel e Júlia Naomi Kanazawa, com a temática “Centro de Memória ETEC Cônego José Bento – A escola, o patrimônio e a cidade de Jacareí”. A entrada é gratuita para ambas palestras e não é necessário  inscrição prévia.

Fechando a programação, no sábado (21), o palhaço Leandro Cenci Machado fará uma vivência de mágica para jovens e adolescentes, a partir das 14h, com entrada gratuita também.

Mais informações podem ser acessadas nos canais oficiais de comunicação da FCJ

Legenda: Divulgação MAV – Exposição Ocupação Indígena