Mais rapidez: Secretaria de Saúde de Jacareí está com novo sistema para confirmação de consultas e de exames

A Secretaria de Saúde de Jacareí está com um novo sistema para confirmação de consultas e de exames por telefone, no SIM (Sistema Integrado de Medicina). O que anteriormente era feito por telefonistas, agora é realizado por discagem automática, em um período muito menor de tempo, por meio de mensagens gravadas.

O sistema, conhecido como Unidade de Resposta Audível (URA) Ativa, realiza ligações simultâneas para pacientes que já estão com consultas ou exames marcados, uma semana antes da data agendada, para confirmar a presença. O paciente, ao atender o telefone, ouve uma mensagem gravada e pode confirmar ou cancelar a presença pelo próprio aparelho.

“Esse sistema veio para otimizar o trabalho que realizamos no SIM. O que antes levava uma manhã toda, agora é feito em um ou dois minutos. Além de diminuir o absenteísmo nas consultas e exames, é possível encaixar os próximos pacientes que estão na fila, em caso de cancelamento. No caso das consultas, neste primeiro momento, estamos utilizando o sistema apenas para as de retorno”, explica Daniel Freitas, diretor da área de Atenção Especializada do município.

Resultados Positivos

O sistema foi instalado em janeiro deste ano e já apresenta resultados positivos. Por dia, são realizadas, em média, 350 ligações para confirmação de consultas e 250 para exames. A mesma tecnologia permite, também, cancelar consultas quando o médico, devido a algum problema particular, não conseguir cumprir a agenda do dia, evitando o deslocamento desnecessário do munícipe até o local combinado.

“Algumas pessoas ainda estão desconfiadas e retornam a ligação para confirmar se não é trote ou algum tipo de golpe. Mas a população pode ficar tranquila, a ligação é uma mensagem gravada que pede apenas a confirmação da consulta ou exame, que já foi agendado previamente, digitando uma tecla no telefone. Não é solicitada nenhuma informação pessoal, como número de documento”, alerta Daniel.

Sobre o Sistema

Este sistema faz diversas tentativas de ligações durante o dia, incluindo horários fora do expediente, fins de semanas e feriados. Realizando, inclusive, mais de oito tentativas por número de telefone, ao dia, quando o paciente não responde à interação. É previsto, conforme dados estatísticos, mais de 80% de sucesso em confirmações e cancelamentos.

SIM

O Sistema Integrado de Medicina fica localizado na Praça Luiz de Araújo Máximo, 50, Jd. Paraíba. Os telefones para contato são: 3955-9668 e 3955-9648.