Mais de duas mil mulheres participaram das ações do Outubro Rosa em Jacareí

Escutar áudio do texto

A Campanha Municipal de Conscientização e Combate ao Câncer de Mama, ‘Outubro Rosa’, foi um sucesso em Jacareí. Ao todo, mais de duas mil mulheres foram atendidas e realizaram exames preventivos.

A ação, que aconteceu durante todo o mês de outubro, teve como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil.

Nas unidades de saúde, as mulheres receberam diversas orientações e puderam fazer uma série de procedimentos, como agendamento do exame de mamografia para mulheres acima de 40 anos, intensificação da oferta de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, exame preventivo de colo de útero, atualização da caderneta de vacinação e avaliação odontológica para a prevenção ao câncer bucal.

Somente no ‘Dia D’ da campanha, que aconteceu em 16 de outubro, foram realizados mais de 560 exames bucais, 829 aplicações de vacinas em atualização das cadernetas de vacinação, 811 exames de coleta preventivos, 673 testes rápidos para detecção de Hepatite C, 219 testes rápidos para detecção de HIV, 622  testes rápidos para detecção de Hepatite B e 674  testes rápidos para detecção de Sífilis.

“Esse é um balanço bastante positivo. As mulheres devem se cuidar todos os meses do ano, mas a campanha do Outubro Rosa funciona sempre como um incentivo para essas mulheres. A prevenção sempre será o melhor caminho para combater o câncer”, explica Rosana Gravena, Secretária de Saúde de Jacareí.