Maioria das multas aplicadas são para condutores de outras cidades que trafegam no município; apenas 3% são condutores de Jacareí

Jacareí encerrou 2025 com um indicador altamente positivo para a segurança viária. Dos 127.790 cidadãos habilitados a dirigir na cidade, apenas 3,6% cometeram infrações de trânsito ao longo do ano. Isso significa que quase 97% dos motoristas habilitados do município respeitam as leis de trânsito, não colocam em risco a vida das pessoas ao seu redor durante os deslocamentos e não cometem infrações de trânsito.
Atualmente, Jacareí possui 168.227 veículos, o que representa um aumento de 5.270 novos veículos licenciados em 2025, acompanhando o crescimento da cidade e a ampliação da demanda por mobilidade urbana.
No balanço anual de 2025, foram registradas 155.939 infrações de trânsito. A infração mais cometida foi o excesso de velocidade, responsável por 59,8% das autuações. A segunda infração mais recorrente foi a multa administrativa por não indicação de condutor, com 13,5% dos registros. Na sequência, 9,6% das autuações referem-se a caminhões que transitam fora do horário fixado, prática geralmente associada à fuga de pedágio, sendo que 94,2% desses veículos possuem placas de fora da cidade.
Multa do Bem
O bom comportamento da maioria dos condutores também se reflete nas políticas educativas adotadas pelo município. Jacareí é destaque no Estado, pelo DETRAN-SP no programa de educação para o trânsito, por meio do projeto Notificação Cidadã, conhecido pela população como “multa do bem”, que consiste na notificação formal de elogio aos motoristas flagrados respeitando a legislação e adotando atitudes que aumentam a segurança viária, como o respeito à faixa de pedestres e a concessão de preferência.
Em 2025, foram emitidas 3.307 notificações cidadãs, reconhecendo formalmente condutores que contribuíram para um trânsito mais seguro e reforçando que a ampla maioria dos motoristas de Jacareí adota condutas corretas e não comete infrações de trânsito.
