Mais de 500 ciclistas disputaram Copa Vale de Mountain Bike

Mais de 500 ciclistas participaram da terceira etapa da 2º Copa de Mountain Bike da Cidade, no domingo (22) em Jacareí. Além dos competidores, centenas de pessoas se concentraram no half do Jardim Liberdade, local de largada e premiação, para prestigiar a prova.

O grande destaque da competição foi o estudante João Antonio Henrique de Jesus, 17 anos, de Santa Isabel, da equipe Penks Fator. Ele completou a prova de 50Km, considerada a mais difícil, em 1h35min. Para o esportista, a prova foi bastante competitiva. “Apesar do percurso ser mais plano, sem muitas montanhas, ele tinha muitas valetas. Com isso, o pelotão fica mais agrupado. É preciso saber onde acelerar senão acaba ficando”, comentou.

Entre as mulheres, o destaque foi a gerente comercial Karina de Souza Cruz, 37 anos, da equipe Tropix, de São Paulo. Karina venceu a prova de 42 KM em duas horas. “Foi uma prova rolada (rápida) com pontos de perigo. O maior desafio é você conseguir manter o ritmo acima de 40KM”, disse. Karina também elogiou a organização do evento. “O percurso muito bem sinalizado e bom suporte para os atletas”, destacou.

A etapa incluiu percursos de 32KM, 42KM e 50KM trilhas de mata nativa na região rural dos bairros Campo Grande e Bom Jesus. Os resultados por categorias e equipes podem ser conferidos no site www.copavale.com.br.

A Copa Vale é constituída de quatro etapas, sendo que a primeira foi em Lorena (onde também será a última etapa) e a segunda em Silveiras. Esta é a primeira vez que ocorreu em Jacareí. Para os organizadores, a prova foi “um sucesso”. “O percurso é excelente com subidas, descidas e trilhas ideais para esse tipo de prova. A experiência aqui foi muito válida”, avaliou Arapy Gomes de Assis, idealizador da Copa Vale. “Tivemos mais de 500 ciclistas e o público também prestigiou muito o evento. Foi um sucesso”, acrescentou o ciclista Fábio Maia (equipe CMT), que ficou de fora da corrida para atuar na organização.

Na avaliação da diretora de Eventos da Secretaria de Esportes e Recreação, Martha de Castro Souza Rodrigues, “foi muito boa a experiência” em sediar uma das etapas da Copa Vale de Mountain Bike. “Tudo funcionou muito bem, desde a concentração até a premiação dos atletas. Não tivemos nenhum tipo de incidente que prejudicasse o evento”, disse. “Também aproveito para agradecer o trabalho integrado da Prefeitura com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Fundação Cultural de Jacarehy”, finalizou.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Luiz Cepinho/PMJ)