Mais de 50 mil pessoas lotam o Parque dos Eucaliptos e Biblioteca durante os três dias da FLIJ 2023

O que mais se via nos três dias da FLIJ 2023 – Feira Literária de Jacareí, era a expressão de ansiedade e alegria das crianças, ao escolherem seus novos livros, durante a programação do evento, que recebeu um público de mais de 50 mil pessoas no último final de semana, na Biblioteca Municipal Macedo Soares e no Parque dos Eucaliptos.

Ana Laura Lima, de quatro anos, e aluna da EMEI Zilda Arns (Jardim Santa Marina) estava animada com seu exemplar “Princesas em Festa”. Gosto muito de ler”, disse. A garota veio acompanhada da mãe Joice Silva, que elogiou a feira: “Acho este evento maravilhoso. Fico encantada. Já é o terceiro livro que minha filha ganha na FLIJ”, ressaltou. Já Manuela Martins, de 10 anos, aluna da EMEIF Maria Augusta Ribeiro Daher (Centro), também gostou muito da feira e esse ano escolheu “O Diário de um Banana”. Falou: “’A minha professora sempre incentiva a leitura”.

A população pôde prestigiar nos três dias, as rodas de conversas, debates, apresentações musicais e, principalmente, a introdução no mundo dos livros.

Teve apresentação da Banda Sinfônica Juvenil de Jacareí, Contação de história, Narrações de Histórias de Talentos da Rede, Festival de Música Autoral de Jacareí em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, Caravana do Lazer, Educação para o Trânsito, Cápsula do Saber, Educador Móvel do SAAE, Educação Alimentar e Nutricional, Carroteca, Oficina Mente + Ativa, Tenda Ler no Ninho, Livrarias da Secretaria de Educação, Exposição e Vendas de Livros, Educação Ambiental em Foco, Exposição “Espectros da Cidade”, Lec@, entre as atrações.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, desde 2018 Jacareí realiza a Feira Literária, como incentivo ao hábito da leitura e estímulo da paixão pelos livros. “Porque quem lê, desenvolve várias competências. A aprendizagem fica mais significativa”, destacou.

24 mil livros

Foram distribuídos este ano 24 mil livros de literatura infantil, dos melhores autores, para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino. A entrega dos títulos começou no dia 18, nas creches, inclusive conveniadas, para facilitar a escolha dos livros para os bebês.

Para os demais alunos de EMEFs, EMEIs e professores (efetivos e contratados), e ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil), a entrega foi na Biblioteca Municipal, durante a FLIJ, nos dias 20, 21 e 22 (sexta-feira a domingo).

Nas seis edições, foram totalizados 145 mil livros de literatura infantil. “Resultado de muito trabalho, de muitas pessoas, uma equipe comprometida com a educação pública, gratuita e de qualidade”, afirmou a secretária.

Confira a galeria de fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums/72177720312078623

Legenda: FLIJ 2023 reúne público de mais de 50 mil pessoas, na Biblioteca Municipal e no Parque dos Eucaliptos