Mais de 150 pessoas participam da ‘V Caminhada em Favor da Luta Antimanicomial’, em Jacareí

Escutar áudio do texto

Mais de 150 pessoas participaram da ‘V Caminhada em Favor da Luta Antimanicomial’, na manhã desta quinta-feira (25), em Jacareí. O evento foi organizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, que promove a conscientização e discussão sobre a extinção de manicômios como um meio de tratamento psiquiátrico no Brasil.

O público presente caminhou do Parque dos Eucaliptos até o Pátio dos Trilhos, onde aconteceram apresentações artísticas e uma exposição, realizadas por pacientes das oficinas terapêuticas dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

“É muito gratificante ver a população se envolvendo em uma causa tão importante. Foram muitos anos de luta para conseguir garantir o direito ao tratamento digno para as pessoas com algum tipo de sofrimento mental. Jacareí é, hoje, exemplo em saúde psiquiátrica e vamos seguir investindo para melhorar cada dia mais. Parabéns a todos os profissionais envolvidos, vocês fazem toda a diferença na vida dos pacientes”, disse Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

CAPS

A política do CAPS é fruto de um longo processo de luta social que culminou com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a universalidade, equidade e integralidade.

O modelo incentiva o convívio com a família e com a comunidade, substituindo progressivamente os manicômios, que são norteados por outros princípios.

Legenda: Imagens da ‘V Caminhada em Favor da Luta Antimanicomial’, na manhã desta quinta-feira (25)


LEIA MAIS