Mais de 120 alunos concluem curso de costura industrial e novas vagas já estão abertas

Inscrições podem ser feitas entre sexta-feira (19) e domingo (21), pelo site do Via Rápida

Mais de 120 alunos já concluíram o curso gratuito de costura industrial, organizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pelo Programa Via Rápida, do Governo do Estado de São Paulo. Na última quinta-feira (18), foi a vez de mais uma turma se formar e receber o diploma.

Durante as aulas, os estudantes aprenderam ou aprimoraram diversos pontos, desde a preparação da peça até o acabamento, amostras de costura, além de operação das máquinas de costura na montagem em série de peças do vestuário, com os procedimentos técnicos de qualidade.

“Eu não tinha noção nenhuma de costura e nem imaginava aprender tanto assim. Estava passando por um momento de depressão, e agora quero fazer novos cursos na área”, comentou o formando Paulo José de Souza.

Já a Aline Dias trabalha com costura criativa, e buscou as aulas para se atualizar no mercado de trabalho. “Com o curso, adquiri mais agilidade e produtividade, aprendi a organizar melhor o meu tempo e também o tempo de produção para cada peça, além de conhecer novas técnicas”, contou Aline.

Novas vagas

A Prefeitura está abrindo, nesta sexta-feira (19), 48 novas vagas para o curso. Esta será a última turma do Programa em 2021 que, desde agosto, já qualificou 122 pessoas. “Nessas três turmas do curso, realizamos sonhos, costuramos histórias que ficarão marcadas nesse Projeto, resgatando a vocação têxtil de Jacareí”, comentou Daniela Cambuzano, coordenadora do Projeto.

As inscrições devem ser feitas até domingo (21) pela página do Programa Via Rápida. Para participar, é necessário ser morador de Jacareí. As aulas serão realizadas na Carreta Móvel, instalada na Avenida Nove de Julho, no estacionamento do Parque dos Eucaliptos.

Serão 80h de capacitação técnica, com duração de 16 dias, divididas em três turmas: manhã (das 8h às 12h10), tarde (das 13h às 17h10) e noite (das 18h às 22h10). As aulas estão previstas para iniciar na próxima quarta, dia 24.