Maio Amarelo & Virada da Mobilidade Urbana! Jacareí une ações e divulga agenda com diversas atividades educativas, palestras e eventos

O Movimento Maio Amarelo completa 10 anos em 2023 e, para marcar a importância da data e ampliar o alcance da mensagem, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí (SEMOB) promove um mês com dezenas de atrações focadas na segurança viária, mobilizando a sociedade e abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Além disso, a SEMOB realizará também, a partir do dia 17, a Virada da Mobilidade, com fóruns específicos e direcionados para cada modal separadamente, permitindo que cada segmento receba atenção e cuidado.

“A ideia foi unir estes importantes momentos, colocando toda nossa energia e compromisso tanto no Maio Amarelo, quanto na Virada da Mobilidade. A gente vai falar com todos os públicos, em diversas regiões da cidade, criando uma onda de entendimento sobre a importância de compartilhar o espaço, e não disputá-lo. O espaço é de cada um, mas, principalmente, de todos nós” destaca Edinho Guedes, Secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí

Por fim, no dia 1º junho, Jacareí receberá o 1º Encontro Regional de Segurança Viária, fazendo um balanço de todas as ações realizadas na cidade e nos municípios ao redor, traçando metas e objetivos.

Confira a seguir, o cronograma, começando pelas datas, horários e locais do Maio Amarelo:

Dia 3, 13h – Blitz Educativa, na Av. Lucas N. Garcez, focada nos motociclistas.

Dia 5, 10h e 15h – Projeto “Escola que Avança”, em fantoche, na EMEI Thiago Silva Santos, focado nos alunos entre 3 e 5 anos e meio.

Dia 8, 9h30 e 15h30 – Reunião de Pais com o tema “Segurança Viária”, na EMEF Neusa Teodoro de Azevedo, focada nos pais e responsáveis.

Dia 9, 8h30 e 13h30 – Projeto “Escola que Avança”, na EMEF Beatriz Junqueira da Silveira Santos, focado nos alunos entre 5 anos e meio e 11 anos.

Dia 10, 9h – Projeto “Escola que Avança”, na EMEF Lamartine Delamare, focado nos alunos e professores.

Dia 11, 14h – Pit-Stop para ciclistas, em parceria com a CCR RioSP, na Ciclovia do Pátio dos Trilhos, focado nos ciclistas.

Dia 12, 20h – Ação de conscientização nos bares da cidade, em parceria com o Detran, focado no público que frequenta a noite no município.

Dias 15, 16, 17, 18 e 19; às 8h e às 13h – Projeto Agente de Trânsito Mirim, na Minicidade do Parque dos Eucaliptos, focado nos alunos de 4° ano de EMEFs de Jacareí.

Dia 22, 8h e 13h – Projeto “Escola que Avança”, na EMEF Professor Joaquim Passos, focado nos alunos e professores.

Dia 26, 14h – Pit-Stop com motociclistas, em parceria com a Ecopistas, na R. Barão de Jacareí, focado nos motociclistas.

Dia 30, 09h – Ação “Sentindo na Pele”, na garagem da JTU, focada nos motoristas profissionais do transporte público de Jacareí.

Veja, agora, o cronograma completo da Virada da Mobilidade:

Dia 17 ,19h – Abertura da Virada da Mobilidade, com palestra no Teatro Ariano Suassuna, com professores da rede municipal e alunos da área de engenharia civil, arquitetura, geoprocessamento e outras áreas que envolvam planejamento urbano.

Dia 22, 19h – “Fórum Virada da Mobilidade: Motociclistas”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, focado em moto clubes, empresas de motofrete e motociclistas em geral.

Dia 23, 8h30 – “Fórum Virada da Mobilidade: Vans escolares”, no auditório do SENAI, focado nos motoristas de vans e ônibus escolares.

Dia 23, 19h – “Fórum Virada da Mobilidade: Ciclistas”, no Centro Educacional Paulo Freire, focado na União Ciclística de Jacareí e ciclistas em geral.

Dia 24, 14h – “Fórum Virada da Mobilidade: Pedestres – PCD”, no CEPAC, com participantes da instituição e familiares, Conselho da Pessoa com deficiência e entidades filantrópicas.

Dia 25, 14h – “Fórum Virada da Mobilidade: Pedestres – Idoso”, na Casa Viva Vida”, com a participação do Conselho do Idoso e o público do centro de convivência.

Dia 26, 18h – “Fórum Virada da Mobilidade: Transporte Público”, no auditório da Câmara Municipal, com líderes de bairros e público em geral.

Dia 27, 9h – “Fórum Virada da Mobilidade: Transporte de Cargas”, no auditório do SEST/SENAT, com lideranças da categoria e caminhoneiros em geral.

Dia 27, 10h – “Fórum Virada da Mobilidade: Transporte Público”, na Creche Municipal Maria José de Araújo Cappelli, no Parque dos Príncipes, com líderes de bairros e público em geral.

Dia 1º de junho, 9h – Encontro Regional de Segurança Viária, no Centro Educacional Paulo Freire, com autoridades e instituições ligadas à segurança viária da região.

Maio Amarelo

É um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. As vias devem ser seguras para todos em qualquer situação. O mês foi escolhido pela ONU, em uma ação que, há 10 anos, une dezenas de países em torno da causa. O amarelo foi a cor escolhida porque simboliza atenção e, também, a sinalização e advertência no trânsito.

Legenda: Jacareí programa diversas ações de educação para o trânsito, durante o mês de maio