‘Maio Amarelo’ inicia programação especial por conscientização no trânsito em Jacareí nesta sexta-feira (03)

Serão mais de 30 intervenções no município propondo um envolvimento direto da sociedade na escolha por um trânsito mais seguro

Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, o movimento ‘Maio Amarelo’ inicia suas ações nesta próxima sexta-feira (03). A programação especial, idealizada pela Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, propõe o envolvimento direto da sociedade sobe uma nova forma de encarar a mobilidade.

O movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, oficializado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem a missão de estimular os condutores, sejam de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motociclistas ou bicicletas e, aos pedestres e passageiros na escolha por um trânsito mais seguro para todos.

A abertura oficial do movimento será na sexta-feira (03), às 19h, na Câmara Municipal de Jacareí, com a palestra “Cidade Para as Pessoas”, ministrada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes.

O secretário reforça a importância do ‘Maio Amarelo’ ao alcançar diversos setores da sociedade com o debate dos temas em torno da segurança no trânsito. “A evolução positiva das estatísticas de 2017 e 2018 demostra que estamos alcançando o nosso objetivo de oferecer um trânsito seguro para a população de Jacareí. O reforço na sinalização e ações educativas, por exemplo, levaram à diminuição de 21% no número de mortes na cidade em 2018, além de conscientizar os condutores um trânsito mais seguro e com respeito, conclui Guedes.

Ao longo do mês, serão mais de 30 intervenções, entre palestras, blitzes educativas, ações em faixas de pedestres, bolsões de moto, ciclofaixas, pontes, atividades para crianças, simulador de direção e óculos de realidade virtual, exposição dos trabalhos realizados por alunos da rede municipal, entre outros. No dia 24, a caminhada “No trânsito, o sentido é a vida”, percorrerá as principais avenidas da cidade, chamando a atenção dos munícipes sobre o alto índice de acidentes no trânsito em todo o mundo.

Alguns prédios públicos da cidade, como a Prefeitura e Câmara Municipal e o Educamais Jacareí receberão iluminação na cor amarela para reforçar o engajamento do município com o movimento. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Confira a programação completa: https://www.jacarei.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/a4-maio-amarelo-1.pdf.