Nascido em 10 de junho de 1991, Lucas Silva de Almeida era técnico em agrimensura e atleta de skate. Filho de Maurício Teodoro de Almeida e de Joana Darc Lopes da Silva Almeida e irmão de Maurício Junior, Lucas ajudava o pai desde criança na serralheria da família. Foi estagiário do Conselho Tutelar de Jacareí, formou-se no Ensino Médio como Técnico de Usinagem pelo Senai e como Técnico em Agrimensura pela Escola Agrícola de Jacareí.
Aos 9 anos de idade, descobriu sua paixão por esportes radicais e, com a ajuda do irmão, andou de skate pela primeira vez. Sua evolução era notável e, em pouco tempo, Lucas já competia em campeonatos da categoria. Foi assim que, aos 12 anos de idade, conquistou o Circuito Mineiro de Skate. Pouco tempo depois, representando Jacareí, Lucas sagrou-se campeão nos Jogos Regionais, levando nossa cidade novamente ao lugar mais alto do pódio.
Em 2007, Lucas despontou entre os melhores atletas do consagrado Campeonato Sampa Skate, além de ter sido destaque nas seguintes competições: Campeonato Curitibano, Circuito Joseense, Campeonato Santos Skate, Circuito Jacareiense de Skate, Circuito das Praças – São Bernardo do Campo, Circuito Peruíbe Skate Park, Sampa SKT – top 40 em São Paulo, Campeonato Pinda Skate Consciente, Circuito Santa Branca Skate, Circuito Guaratinguetá Skate, Circuito Volta Redonda Skate – RJ e Jump Festival – Esportes Radicais.
Sua ascensão meteórica não o impediu de manter sua humildade e respeito aos demais concorrentes. Participava de competições por amar o esporte e não fazia das vitórias uma obsessão. Para ele, a prática do skate era uma brincadeira que proporcionava um encontro com os amigos e momentos de descontração. Isso não significa, porém, que não levasse a prática do esporte a sério. Prova disso é que Lucas foi um dos grandes fomentadores da Associação dos Skatistas de Jacareí e, ao lado de seu irmão Maurício, sempre trabalhou pelo fortalecimento da modalidade esportiva na cidade.
Em entrevista à revista Tribo Skate (ano 19, edição 176, 2009), Lucas registrou a seguinte frase: “Maior que a grandeza, somente a superação”. E era com esse pensamento que Lucas alçava seus voos.
O ano de 2010 foi especial para Lucas. Após inúmeras participações esportivas, em especial o Campeonato de Skate na Pista do Vista Verde, em São José dos Campos, o atleta terminou a temporada como o 16º melhor skatista do Brasil na categoria amador 1. No dia 9 de novembro, porém, Lucas Silva foi vítima de um acidente com moto, na rua Barão de Jacareí. Foi levado à Santa Casa com traumatismo craniano e, posteriormente, transferido ao Hospital São Francisco. Depois de 14 dias em coma, não resistiu aos ferimentos.
Lucas viveu 19 anos de forma intensa. Amava a vida e soube vivê-la com muita sabedoria. Filho exemplar, irmão companheiro e amigo para todas as horas, Lucas deixou saudades e lembranças que continuarão inesquecíveis na memória de quem teve a honra de cruzar seu caminho.