Literatura em Jacareí! 4ª FLIJ online começa na segunda (6) e contará com entrega de 24 mil livros

A 4ª FLIJ – Feira Literária de Jacareí, edição 2021, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começará na segunda-feira (6), mais uma vez de forma online, e vai até o dia 8. Para este ano, a novidade será a entrega descentralizada de 24 mil livros de literatura infantil, dos melhores autores, para alunos, professores (efetivos e contratados) e ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil), de toda a rede municipal de ensino, inclusive as creches conveniadas.

O objetivo da FLIJ, que faz parte do calendário anual do município, é estimular a paixão pelos livros e o hábito da leitura. O evento faz parte do programa “Jacareí Cidade Leitora”. Com o apoio de vários parceiros, a programação da FLIJ vai até o dia 15.

A abertura, na segunda-feira (6), que será transmitida pelo canal do youtube da Secretaria de Educação – http://bit.ly/CanalSMEJacarei, terá, além de espetáculos e contação de histórias:

9h | ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DE JACAREÍ – OSIJJA – Com intérprete de LIBRAS – Música: Pedro e o Lobo – Maestro: Bartolomeu Vaz Mendes – Narração: NazareLelé Gonçalves.

9h30 | Abertura Oficial da Feira Literária de Jacareí – FLIJ | ao vivo I Com intérprete de LIBRAS – Secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino.

9h45 | Jacareí Cidade Leitora/Gravado – Jacareí inspira leitura de diferentes formas e nos mais diversos espaços.

10h | “O difícil é aprender a ler, o resto está escrito – A Palavra” com Pedro Bandeira | Ao vivo I Com intérprete de LIBRAS.

Pedro Bandeira – Nascido em Santos (SP), em 1942, mudou-se para a capital paulista em 1961. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. Como escritor, iniciou sua carreira com as primeiras histórias infantis publicadas em revistas de banca, em 1972. A partir de 1983, dedica-se exclusivamente à escrita. Com a experiência e carisma de quem escreve há mais de quatro décadas para crianças e adolescentes, segue mais ativo do que nunca. Próximo de completar 80 anos, decidiu entrar no mundo das redes sociais, onde tem sido o porta-voz da esperança do Brasil.

Confira mais detalhes da programação aqui.

Distribuição de Livros

A distribuição dos 24 mil livros será de forma descentralizada, em diferentes escolas de todas as regiões do município, nos próximos dias 13, 14 e 15, das 9h às 16h, para EMEFs e EMEIs. Já nas Creches, será nas próprias unidades escolares nos dias 9 e 10.

Legenda: 2ª FLIJ, realizada em 2019 (antes da pandemia), no Parque dos Eucaliptos e Biblioteca Municipal Macedo Soares